O Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná recebe, entre os dias 22 e 26 de junho, a 19ª edição da Jornada de Agroecologia. A Jornada é promovida por 68 organizações e movimentos sociais do campo e da cidade, e reúne agricultores, estudantes, técnicos, pesquisadores e professores e traz como lema “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos! Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar! Construindo o Projeto Popular para a Agricultura!”.
Na programação estão previstos seminários com as temáticas da agroecologia, impactos dos agrotóxicos, educação do campo, além de oficinas práticas. Também haverá feira de alimentos orgânicos e agroecológicos, apresentações culturais, show de artistas locais e nacionais, oficinas, exposições de fotografias e charges, espaço de Saúde Popular e culinária.
Durante os dias do evento, “Túnel do Tempo“ vai contar a história das Jornadas de Agroecologia. A instalação está sendo preparada pela Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), por estudantes do ensino fundamental e médio e assentados e acampados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Criada em 2002, a Jornada de Agroecologia acontece pela terceira vez na capital do estado. A estimativa da organização é reunir cerca de 60 feirantes, vindos de todas as regiões do Paraná e também de outros estados brasileiros.
Confira as atrações culturais confirmadas: cantor Otto; A Banda Mais Bonita da Cidade, Jaquelivre e Beduíno; Forró de Maravilha; Fandango Caiçara – Grupo Mandicuera; Moda de Viola com Osvaldo Rios e Rogério Gulin; Susi Monte Serrat e João Bello; grupo Mistura Popular; Trupe dxs Encantadxs; Comitê Popular do Samba; “Bamberê”, com Grupo Baquetá, “O Circo é Nosso”, com a Cia Mirabólica; peça de teatro “Sobre lendas e mulheres”; Apresentações de Dança “Voo das bandeiras”, com Yiuki Doi, e Carimbó, com Aymê Amora.
Saiba mais sobre a Jornada de Agroecologia aqui
Com informações da assessoria
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]