Imagem Padrão

EVINCI tem abertura com auditório lotado

05 outubro, 2005
00:00
Por

“O EVINCI é o coroamento de um trabalho de muito tempo”, comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nivaldo Rizzi. “Um trabalho de inserção dos alunos no mundo da pesquisa. Os 929 trabalhos são próprios da diversidade acadêmica de uma universidade pública. Para os alunos e professores que participam esse é um momento que servirá como referência para a vida prática e acadêmica. Numa universidade pública, a pesquisa é instrumento de produção do conhecimento. Nós fazemos ensino, pesquisa e extensão de uma maneira indissociável”

Representando o secretário de Educação Aldair Rizzi, o coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI e professor da UFPR Ricardo Costa de Oliveira enfatizou o momento por que passa o Paraná em termos de crescimento do setor de tecnologia. “A UFPR é uma das nossas principais instituições na promoção do desenvolvimento social. Como secretaria de Estado temos avaliado o papel estratégico da universidade com trabalhos como o do Vale do Ribeira e da UFPR Litoral. A instituição nunca recebeu tanto apoio político, logístico e econômico como agora, em virtude da sua política de inclusão social. É necessário reconhecer a importância da pesquisa e é isso que estamos fazendo”

Com o auditório lotado de estudantes e professores, a cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do reitor Carlos Moreira Júnior que aproveitou para comentar sobre o incremento no número e na duração das bolsas de iniciação científica. “Os alunos agora ficam num período de 12 meses como bolsistas, antes eram apenas oito. O EVINCI é um dos eventos mais importantes da UFPR e nós ainda temos uma dívida com ele: ampliar também o valor das bolsas. Isso será possível porque o orçamento da universidade está aumentando. Passamos do quinto para o quarto orçamento entre as universidades do País, porque estamos apresentando resultados.”

Até sexta-feira, em vários pontos da UFPR serão realizadas palestras, apresentações orais, mesas-redondas, debates, além da exposição dos trabalhos de pesquisa no sistema de painéis montado no pátio interno do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Foto(s) relacionada(s):


Abertura do 13º EVINCI
Foto: Vivian de Albuquerque


Alunos lotam o auditório para a abertura
Foto: Vivian de Albuquerque


Primeiro dia do 13º EVINCI
Foto: Vivian de Albuquerque

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]