Imagem Padrão

UFPR paga bolsas permanência dos alunos com recursos próprios

11 fevereiro, 2022
18:13
Por
UFPR

A Universidade Federal do Paraná determinou o uso de recursos próprios do orçamento para realizar o pagamento das bolsas do Auxílio Permanência dos alunos. A decisão foi tomada depois que o Ministério da Educação (MEC) não realizou o repasse previsto destes recursos para as universidades federais.

De acordo com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, os valores já estão empenhados e estarão disponíveis aos estudantes na segunda-feira, 14 de fevereiro. Os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica recebem o subsídio, que costuma ser pago até o quinto dia útil do mês.

“Conseguir pagar o Auxílio Permanência nessa semana foi um esforço gigantesco da gestão, empreendido desde segunda-feira (7), quando se configurou o atraso do repasse do MEC. Um esforço que envolveu várias unidades da gestão e o próprio reitor”, afirmou a Pró-Reitora de Assuntos estudantis, Maria Rita de Assis Cesar. Já o reitor Ricardo Marcelo disse que “o pagamento nessa situação de adversidade, significa o nosso compromisso com a permanência dos estudantes na UFPR e, nesse momento, não negar aos estudantes um retorno digno às atividades presenciais em 14 de fevereiro”.

Atraso

Desde o início da semana, a gestão da UFPR indaga o MEC sobre o atraso. O ministério realizou apenas uma parte do repasse, com a qual foi possível efetuar o pagamento dos demais auxílios oferecidos pela Universidade (moradia, creche, auxílio refeição emergencial e Promisaes).

O pagamento do Auxílio Permanência, que tem o valor de R$ 400 por aluno, foi realizado com recursos próprios a pedido da reitoria em reunião com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). A PROPLAN utilizou a fonte 50 do orçamento da instituição.

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]