O curso de extensão “Meninas e mulheres na Literatura” tem como objetivo apresentar autoras da diáspora, mulheres de ascendência africana, indiana e italiana que escrevem em italiano sobre os dilemas de viver em trânsito. Ministrado em português e com duração de dez semanas, de 10 de setembro a 20 de novembro, o curso será multimodal com publicações no Instagram, mensagens no WhatsApp, podcasts e aulas síncronas. A ideia é demonstrar que as manifestações e práticas artísticas e sociais de um grupo e a forma como as pessoas interpretam e comunicam significados afetam a conscientização de assuntos a serem discutidos na atualidade como o racismo e as questões de gênero e de identidade.
A atividade é fruto da parceria entre o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro (NELIB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências e nas Humanidades (MMC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e o Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino, projeto vinculado ao programa de apoio à formação inicial de professores, o Licenciar da UFPR. Desenvolvido por alunas da UFPR e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação das professoras Cristiane Landulfo (UFBA) e Paula Garcia de Freitas (UFPR), o curso tem apoio do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM/UFPR) e do Nupel (UFBA).
As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro, por meio deste link.
Curso de Extensão “Meninas e mulheres na Literatura”
Data: 10 de setembro a 20 de novembro
Inscrições: https://bityli.com/fxYmI
Por Letícia Barbosa Ribeiro
Sob orientação de Jéssica Tokarski
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]