Imagem Padrão

Equipe do ProToninhas percorre litoral de SC, PR e SP para devolutiva a comunidades

18 novembro, 2020
10:01
Por
Ciência e Tecnologia

Ao longo das próximas semanas a equipe do projeto ProToninhas estará em campo para mais uma etapa de construção de diálogos com os pescadores artesanais dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Pesquisadores farão uma primeira devolutiva de resultados e também irão discutir novas direções e ideias, identificando lacunas e ajustes necessários. A atividade é parte da iniciativa Conservação da Toninha, realizada pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, pela Associação MarBrasil e outras instituições parceiras.

Reuniões presenciais envolvem grupos das comunidades pesqueiras (Foto: Divulgação)

Toninhas são animais marinhos da costa brasileira, semelhantes aos golfinhos, ameaçados de extinção. A redução populacional da espécie está relacionada à mortalidade por redes de pesca, que as capturam acidentalmente, e degradação do habitat pela poluição.

A primeira devolutiva do projeto engloba três vertentes: a integração de resultados obtidos pela percepção de pescadores sobre questões sociais, ambientais e econômicas que envolvem a sua atividade e as espécies marinhas, com enfoque na toninha; a caracterização e esforço pesqueiro em algumas localidades nos três estados e as informações obtidas durante os monitoramentos de desembarque pesqueiro. O objetivo também é identificar se o projeto está interpretando e integrando dados e conhecimentos de maneira que os entrevistados se reconheçam no conjunto.

Devido à pandemia, os encontros presenciais serão para grupos pequenos e apenas com enfoque nas comunidades acompanhadas quanto ao desembarque pesqueiro. Farol de Santa Marta, Barra Velha e Itapoá fazem parte da agenda de Santa Catarina. Na próxima semana, as reuniões serão em São Paulo, na Praia Grande, Mongaguá e entorno, na região de Ilha Bela e Ubatuba. A última semana, já em dezembro, será de reuniões no Paraná, em Shangrilá e em Matinhos. Ao final desta etapa, serão realizadas reuniões online, em que a equipe espera também o envolvimento de governo, instituições ambientais em geral, pescadores e movimentos associados, além de outros pesquisadores e grupos de interesse no tema.

A realização do Projeto Conservação da Toninha é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Petrorio, conduzido pelo Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Além da UFPR, estão envolvidos Instituto Kaosa, Instituto Aqualie, Instituto Biopesca, Gemars, LIBGeo/Univali, Projeto Toninhas/UNIVILLE, LABZoo/UDESC, FURG.

Para participar das reuniões virtuais, que ocorrerão entre 02 e 04 de dezembro deste ano, escreva para o e-mail toninhafmaii@gmail.com ou para o Whats App (41) 997024673.

Saiba mais sobre as pesquisas da UFPR relacionadas ao ambiente marinho

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]