A UFPR, em parceria com a Università degli Studi di Palermo-Itália, foi aprovada com média 9,2, pela Comissão Européia, para financiamento no projeto de mobilidade acadêmica “Higher education student and staff mobility between Programme and Partner Countries” (ICM_KA107-2020). A vigência será de 2020 a 2023. A definição sobre as ações do projeto a serem executadas e financiadas ocorrerão em setembro.
As professoras do Setor de Educação e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE), Catarina Moro e Gizele de Souza participarão pela UFPR. Na Universidade de Palermo, a representante é a professora Elena Mignosi. “Essa ação reforça os laços de parceria entre os pesquisadores e as instituições envolvidas, trabalho que já ocorre desde 2013 dentro do Termo de Cooperação entre essas universidades e também as atividades vinculadas ao Programa CAPES/PRINT”, aponta Gizele, referindo-se aos projetos “Produção e Circulação de Saberes” e “Relações de poder, assimetrias e direitos humanos”.
Como pesquisadora, a professora atua com a colega italiana desde 2003, com ações institucionais conjuntas desde 2013. “Tivemos projetos de pesquisa em conjunto e já recebemos uma doutoranda da Universidade de Palermo. Já fizemos várias missões de pesquisa na Universidade ed Palermo. No ano passado, a professora Elena Mignosi esteve na UFPR realizando atividades junto a alunos e professores da Pós-Graduação em Educação e do NEPIE”, destaca, reforçando a importância do vínculo.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]