A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) no Setor Palotina, nível de mestrado acadêmico. Serão ofertadas 13 vagas para a seleção da primeira turma em 2020.
O mestrado tem como área de concentração ” Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas” e será dividido em três linhas de pesquisa: Filosofia, História e Sociologia da Educação em Ciências e da Educação Matemática; Abordagens Metodológicas na Educação em Ciências e na Educação Matemática; Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Ciências e na Educação Matemática.
A proposta do novo programa da UFPR foi elaborada pelo corpo docente do programa com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e com a colaboração dos coordenadores das três licenciaturas existentes no Setor: Licenciatura em Ciências Exatas; Ciências Biológicas – Licenciatura e Licenciatura em Computação.
O corpo docente é composto por 13 docentes permanentes, com dedicação exclusiva. De acordo com os coordenadores do programa, os professores Roberta Chiesa Bartelmebs e Robson Simplício de Sousa, o Programa vem para atender a demanda por formação de professores em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas no Oeste do Paraná.
PPGECEMTE
O PPGECEMTE tem como objetivo capacitar os profissionais da área de Ensino e Educação para contribuir para a produção e circulação de conhecimento científico e transformação no âmbito educacional. Dentro de uma atitude investigativa, os mestrandos buscarão construir conhecimentos e ações que visem a melhoria do ensino de Ciências e da Matemática e do uso de tecnologias, por meio de uma educação científica inovadora e sintonizada com as necessidades maiores da sociedade.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]