O maior congresso de pesquisa florestal do mundo – o XXV Congresso Mundial da IUFRO – chegou a Curitiba neste último domingo, 29, com uma cerimônia especial no Jardim Botânico: o plantio de mudas de Araucária de três diferentes regiões do mundo.
O Jardim de Araucárias fica dentro do Jardim Botânico e foi enriquecido com estas cinco novas árvores. A Araucaria montana veio da Nova Caledônia, e só ocorre naquela região; a Araucaria heterophylla, das Ilhas Norfolk, na Austrália; uma Araucária carinhosamente apelidada de “Mercosul”, pois é uma enxertia de Araucaria araucana, nativa do Chile (que corre risco de extinção) e que não se desenvolve sozinha no Brasil, em uma Araucaria angustifolia, brasileira. Este enxerto é resultado de estudos do Prof. Flavio Zanetti, da Universidade Federal do Paraná. Outro tipo de enxerto, de Araucaria angustifolia com Araucaria bidwillii (outra australiana) também foi plantado. A quinta muda é um clone de uma araucária de alta produtividade de pinhão da região de Caçador.
Ao todo, existem 19 espécies de Araucária no mundo e a ideia do pesquisador José Tadeu Motta, do Museu Botânico de Curitiba, responsável pelo Jardim, é cada vez mais enriquecer a coleção . Todas estas mudas são fruto de trabalhos de pesquisa científica, o que é mais significativo ainda no contexto do Congresso.
O Congresso – o IUFRO 2019, organizado no Brasil pela Embrapa e pelo Serviço Florestal Brasileiro, vai acontecer entre os dias 29 de setembro de 05 de outubro, no Expo Unimed Curitiba, localizado na Universidade Positivo. Pela primeira vez na América Latina e com palestrantes de importância global na área de pesquisa florestal, o congresso vai abordar “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. A expectativa é de que o congresso receba cerca de 2.500 mil participantes, de mais de 90 países.
Na programação, estão agendadas plenárias, subplenárias, sessões e excursões técnicas, além de eventos paralelos, tudo englobando cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”.
Para mais informações, acesse: www.iufro2019.com
Sobre a IUFRO
A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, na sigla em inglês) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1892. É a rede global de cooperação em ciências florestais que reúne, de forma voluntária, mais de 15.000 cientistas em quase 700 organizações associadas, em 126 países. A IUFRO também é parte da CPF (Parceria Colaborativa em Florestas), um grupo formado no âmbito do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF) e que reúne 14 organizações internacionais, instituições e secretariados de convenções internacionais em torno da agenda global sobre florestas.
Visando congregar e compartilhar conhecimentos, a IUFRO realiza mais de 70 reuniões técnico-científicas por ano. Realiza também congressos regionais e, a cada cinco anos, o Congresso Mundial, que é o seu principal evento. O primeiro congresso mundial da IUFRO ocorreu em Viena, na Áustria, em 1893, e o vigésimo quarto e último, em Salt Lake City, EUA, em 2014. Esses congressos são interdisciplinares, integradores em conteúdo científico e reúnem cientistas, professores, estudantes, empresas florestais, tomadores de decisão e outros atores. Nessas ocasiões são criadas oportunidades para discussões relacionadas a áreas prioritárias de pesquisa, política e gestão florestal.
Para saber mais sobre a IUFRO, acesse: https://www.iufro.org/
(fonte: Embrapa/PR)
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]