Imagem Padrão

“Experimentando Ciência” inicia terceira edição; projeto capacita professores do ensino fundamental

30 setembro, 2019
11:11
Por
Ciência e Tecnologia

Começa nesta segunda-feira (30) a terceira edição do projeto “Experimentando Ciência”, que prepara professores de escolas municipais de Curitiba para o uso de experimentos científicos em sala de aula como estratégia no ensino de Ciências. Organizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Química (PET Química) da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto já formou mais de 40 professores nas edições anteriores.

O “Experimentando Ciência” oferece encontros presenciais em laboratórios da UFPR, atividades a distância e aplicação em sala de aula. “Esse projeto é de extrema importância porque auxilia o ensino de crianças com qualidade. Os experimentos são uma forma lúdica de introduzir a ciência e as crianças aprendem brincando, o que torna o aproveitamento melhor e a aula mais interessante”, avalia o professor Francisco de Assis Marques, tutor do PET Química e um dos idealizadores do projeto.

Estima-se que mais de 1 mil estudantes do ensino fundamental foram atingidos pela primeira e segunda edições. De acordo com Marques, os experimentos estão conectados com os assuntos abrangidos na grade curricular e utilizam materiais de baixo custo e de fácil acesso.

Trinta e três educadores participam da terceira edição que segue até o final do ano. Em 2018, o curso foi o mais solicitado por professores da rede municipal em uma enquete sobre capacitação.

Edição 2018 do projeto “Experimentando Ciência”.

Origem do projeto

O “Experimentando Ciência” é consequência da atuação do PET Química no “Cientistas na Escola”, programa lançado pela Secretaria Municipal de Educação em 2017, que visa aproximar os cientistas e a ciência da realidade dos alunos do ensino fundamental.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]