Imagem Padrão

Unesco aprova projeto do Cenacid para Programa Internacional de Investigação de Deslizamentos

19 setembro, 2019
11:45
Por
Ciência e Tecnologia

Um projeto do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) – unidade especial da Universidade Federal do Paraná – foi aprovado na “2019 ICL-IPL Unesco Conference” para o Programa Internacional de Investigação de Deslizamentos. Outras seis propostas de 2019 foram selecionadas, na quarta-feira (18), na sede da Unesco em Paris.

Denominado “Estudos de desastres relacionados a deslizamentos de terra naturais e antropogênicos no Brasil – Caracterização dos agentes deflagradores e dos impactos de deslizamentos como ferramenta para análise rápida de risco”, o projeto envolve 12 professores da UFPR e oito de outras universidades brasileiras e integra as ações do Protocolo de Sendai para Redução de Desastres.

O projeto tem previsão de quatro anos. O coordenador do Cenacid, professor Renato Lima, representa o Brasil e o Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid-UFPR) na conferência. De acordo com Lima, a aprovação representa reconhecimento pelo mais importante órgão mundial da área.

Professor Renato Lima na 2019 ICL-IPL Unesco Conference. Foto: Divulgação Cenacid

Durante a reunião, o presidente do International Consortium on Landslides (ICL) reconheceu a importância do Cenacid como centro de referência e convidou a equipe para apresentar seus dados na revista Landslide, considerada um dos mais importantes periódicos científicos sobre o tema. Lima também recebeu o convite do diretor executivo do International Research on Disaster Risk Reduction (IRDR), Qunli Han, para que o Cenacid torne-se centro de referência do programa.

Japão e Rússia ofereceram cooperação em cursos específicos ao Cenacid. Índia, Indonésia e Itália convidaram a equipe para cooperação geral.

O professor Renato apresentou estudos de caso de missões do Centro, incluindo as ações realizadas após o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho-MG. O vice-presidente da Sociedade International de Engenharia de Barragens solicitou o relatório da missão para publicação no Boletim Científico do grupo.

Compromisso de Kyoto 2020

O Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR foi a única entidade brasileira convidada para assinar o “Compromisso de Kyoto 2020 para a promoção global do entendimento e redução do risco de desastres associados a deslizamentos”. O documento foi firmado, na conferência, por mais de 58 entidades de todo o mundo, incluindo a própria Unesco, Global Risk Forum GRF Davos, International Union for Geological Sciences (IUGS), International Research on Disaster Risk Reduction (IRDR), entre outras.

Entidades de 21 países assinaram o compromisso – Brasil, Canadá, China, Croácia, Colômbia, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Geórgia, Índia, Irã, Itália, Japão, Servia, Eslovênia, Sri Lanka, Taipe-China, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Vietnã.

Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela excelência na atuação, prevenção, resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]