O curso técnico em Petróleo e Gás, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve o melhor desempenho do Paraná e do Sul do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, segundo ranking da Folha de S.Paulo. O resultado considera as provas objetivas e inclui instituições públicas e privadas. Em âmbito nacional, o curso da UFPR alcançou o terceiro lugar entre as instituições públicas.
O levantamento da Folha com dados do Enem apresenta uma lista com 11.212 escolas, sendo 51% privadas e o restante públicas. O curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR se destaca desde que participa do Enem, em 2012, quando teve o melhor desempenho entre as instituições públicas do Paraná, ficando em segundo lugar em 2013 e retomando a primeira colocação em 2014, conquista mantida nos anos seguintes.
Estudantes participam de pesquisas que abrangem diferentes áreas abordadas nas disciplinas do curso. Foto: Divulgação
Para o professor Adriano Rodrigues de Moraes, que coordenou o curso recentemente durante dois anos, os resultados mostram que as universidades federais trazem o modelo de ensino no país. “Temos professores doutores com dedicação exclusiva, fazendo pesquisa e atividades de extensão com alunos”, diz.
O professor explica que não há preparação para o Enem na Universidade e que o desempenho é consequência do dia a dia. “Há uma integração de ensino entre sala de aula e aprofundamento em pesquisa e extensão. Os estudantes se tornam independentes e protagonistas do próprio conhecimento”, considera Moraes.
O curso técnico em Petróleo e Gás é integrado, contendo disciplinas regulares do ensino médio e disciplinas voltadas para Petróleo e Gás, com ênfase na área de extração e refino do petróleo. A duração é de três anos. A primeira turma começou em 2010 e as inscrições para processos seletivos normalmente ocorrem em agosto e setembro com informações divulgadas no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.
Diferenciais
Entre os diferenciais do curso técnico em Petróleo e Gás, está a alta carga horária experimental, a participação em projetos de pesquisa e extensão e em programas de monitoria da UFPR em várias áreas. “O ensino é focado em Ciências Exatas em um nível elevado. Os alunos são preparados para compreender o que estão fazendo e não simplesmente decorar e reproduzir”, acrescenta Moraes.
O professor explica que a iniciação científica no ensino médio segue os moldes da graduação. “Estamos dentro da universidade e os estudantes chegam mais preparados para a graduação”, avalia Moraes. As pesquisas realizadas no curso abrangem diferentes áreas abordadas nas disciplinas, como Engenharia química, Engenharia mecânica, Física, Matemática, Biologia e Geografia.
Nas atividades de extensão, os estudantes da UFPR já receberam alunos de escolas de ensino fundamental para apresentar o curso e levaram jogos didáticos que desenvolveram para repassar conhecimento a estudantes de ensino médio de escolas públicas do Paraná e de Santa Catarina.
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