A Universidade Aberta da Maturidade (UAM) da UFPR promoveu, nos dias 7 e 14 de maio, aulas de parasitologia para 60 idosos no Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico. Valorizar socialmente a pessoa idosa, contribuir para a promoção da qualidade de vida e para o desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos nas atividades é o objetivo da UAM.
“A proposta da aula foi que conhecessem o que é a parasitologia. Conseguiram ver o carrapato pelo microscópio, conhecer também o equipamento. Viram como são as células e como é um animal pelo olhar do microscópio”, informa a professora do Departamento de Terapia Ocupacional e coordenadora do projeto de extensão em Curitiba, professora Taiuani Marquine Raymundo.
Aluna da UAM, Oldemira Abreu da Costa, de 84 anos, durante a aula de parasitologia no Centro Politécnico da UFPR.
A turma, que teve início em agosto de 2018 e segue até junho de 2019, foi dividida em dois grupos. A professora do Departamento de Patologia Básica, Teresa Cristina César Ogliari, conduziu as atividades. “Foi uma experiência gratificante. Eles são interessados, participativos e a troca de conhecimento é mútua”, observa. Os alunos contaram com transporte da UFPR para se deslocar ao local.
Direito do idoso, saúde, patologias, HIV e Aids na terceira idade foram temas abordados nos encontros anteriores. “Também tiveram aulas sobre construção de histórias e como se comunicar melhor, aulas com professores da educação física, aula sobre como aprende a usar o telefone celular, oficina de treino de funções cognitivas; e ainda terão aula de informática”, complementa Taiuani.
Registro da aula realizada no dia 14 de maio. Os encontros da UAM ocorrem às terças e quintas, das 14h às 17h, no Campus Jardim Botânico.
Os encontros, que antes ocorriam no Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, agora são realizados no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Jardim Botânico, por questões de acessibilidade, explica a coordenadora.
O projeto de extensão iniciou as atividades em 2012, idealizado pela professora Maria Emília von der Heyde, chamada pelos alunos de tia Mila. A docente faleceu no início deste ano. Até o momento, seis turmas foram concluídas. Cerca de 350 idosos já passaram pela UAM. As inscrições ocorrem uma vez ao ano e pessoas a partir dos 60 anos podem participar.
Inscrições para turmas em Palotina e Curitiba
A UAM está com inscrições abertas até o dia 17 de junho para a primeira turma no Setor Palotina da UFPR. Mais informações aqui. Os interessados em participar da próxima turma em Curitiba devem fazer as inscrições até o dia 21 de junho. As instruções estão disponíveis no site da UAM. As aulas começam em agosto.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]