A Universidade Federal do Paraná (UFPR), líder no estado em número de cursos de pós-graduação stricto sensu e em formação de doutores, inicia o ano de 2019 com nove cursos recém-aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São cinco novos cursos de doutorado: Assistência Farmacêutica; Ciência Animal; Comunicação Social; Engenharia Química; e Odontologia. Quatro novos cursos compõem o rol de mestrados profissionais: Engenharia de Manufatura; Gestão de Organizações, Liderança e Decisão; Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; e Sociologia em Rede Nacional.
Destes, três estão com inscrições abertas para o processo seletivo: Odontologia – até 4 de fevereiro –, Engenharia de Manufatura – até 8 de fevereiro – e Comunicação Social – até 10 de fevereiro. Gestão de Organizações; Liderança e Decisão e Ciência Animal (Palotina) devem abrir processos seletivos ao longo do ano. As inscrições dos demais cursos abertos já foram finalizadas, porém todos iniciam turmas neste ano.
Atualmente, a UFPR possui 88 programas de pós-graduação e 147 cursos de pós-graduação stricto sensu, o que a torna a maior universidade do Paraná em número de cursos stricto sensu e a posiciona entre as dez maiores do Brasil. Com grande quantidade de opções em diversas áreas do saber e tradicional por formar mestres e doutores de alto nível, a instituição tem investido, ultimamente, na formação qualitativa de seus estudantes. Isso significa maior qualidade em seus cursos, artigos acadêmicos e pesquisas, dado que pode ser comprovado por meio da última Avaliação Quadrienal realizada pela Capes, que aponta aumento na nota dos programas.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, uma vez que o curso é aprovado na Capes, ele se torna autorizado e reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Em seguida, está apto a receber incentivo financeiro da instituição. São auxílios para organização de debates internos, bancas de seleção e defesa, entre outros. O incentivo cresce à medida que o curso se desenvolve. “Em contrapartida, a universidade utiliza recursos próprio para estruturar e dar suporte a eles”, explica.
A criação dos novos cursos e a manutenção dos já existentes demonstra o compromisso que a universidade tem com a sociedade de ofertar programas de pós-graduação de qualidade formando mestre e doutores de alto nível. “Isso não tem sido fácil neste cenário em que as instituições públicas e gratuitas são desincentivadas e criticadas em uma tentativa de dar mais vasão ao setor privado da educação, tornando o ensino objeto de mercado em uma sociedade carente de formação de qualidade”, comenta Mendonça.
“A universidade é uma forma de conquistar uma profissão e de ter uma renumeração para viver dignamente, mas muito mais do que essa base econômica, ela tem o papel de proporcionar leituras de mundo. Esse esforço é a resposta mais clara da luta que fazemos em defesa da universidade como formação profissional, intelectual e cidadã”, afirma o pró-reitor.
As ações da pró-reitoria e da universidade traduzem o empenho da instituição em garantir qualidade e formação pública e gratuita para a sociedade. “É o diálogo da Universidade Federal do Paraná com o Brasil e com o mundo por meio da produção do conhecimento”, finaliza.
Cursos
Ciência Animal
O novo curso do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal é o primeiro curso de doutorado sediado no Setor Palotina. O programa iniciou as atividades em 2012, após a aprovação do mestrado no ano anterior.
Há quatro anos na coordenação do programa, o professor Luciano Bersot explica que somente com o mestrado não era possível fortalecer as linhas de pesquisa. “A pesquisa é um trabalho contínuo e longo. O doutorado vai ampliar os horizontes e a qualidade da ciência produzida aqui”, afirma. “Com a criação do doutorado, poderemos consolidar nosso trabalho científico que vai agregar no contexto da Ciência Animal, com abrangência regional, nacional e internacional”.
Comunicação
O projeto para a criação do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação começou a ser elaborado em 2017, logo após o resultado da avaliação quadrienal.
“Eu e a professora Kelly Prudencio estávamos na coordenação do Programa quando ele alcançou a nota 4 e iniciamos o projeto com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação”, relata a docente Cláudia Quadros. “É muito difícil ter um projeto de doutorado aprovado na primeira submissão, mas conseguimos isso com a experiência de nossos docentes adquirida no nosso programa e em outros programas de pós-graduação. Muitos dos docentes do PPGCOM-UFPR têm experiência na orientação de doutorado, o que também contribuiu para o fortalecimento da proposta do primeiro doutorado em Comunicação do Paraná de uma instituição pública”.
A atual coordenadora do programa, professora Valquiria Michela John, afirma que a aprovação representa uma conquista importante para a área: “Há um déficit de oferta na área. Nos estados do Paraná e Santa Catarina só temos dois programas com doutorado e um deles é focado em jornalismo. Os pesquisadores se viam na necessidade de levar os projetos para outras áreas do conhecimento. Isso não é ruim, mas é importante que se construa a trajetória do pesquisador na área de formação”.
Engenharia Química
Desde 2007 o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química oferece o mestrado acadêmico, avaliado com conceito 4 pela Capes. A expectativa a partir de agora é que o curso de doutorado aprovado tenha abrangência expressiva, pois poderá atender uma demanda imediata de mais de 25 municípios da região metropolitana de Curitiba.
De acordo com o professor Alexandre Ferreira Santos, coordenador do programa, “a comunidade do PPGEQ pacientemente perseguiu o objetivo maior de criação do curso de doutorado. Inicialmente, dedicando-se à estruturação do programa e à formação dos primeiros mestres, e num segundo momento na busca comprometida de índices de produtividade compatíveis com as melhores escolas de pós-graduação nacionais, ferramenta de avaliação tipicamente associada à atividade em série e bem executada de pesquisa e formação discente”.
Assistência Farmacêutica
O doutorado do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica será ofertado sob a forma de associação em rede, assim como o mestrado é oferecido atualmente.
A rede conta com a participação de seis instituições federais: Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Vila Velha.
Engenharia de Manufatura
Criado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, o Mestrado Profissional em Engenharia de Manufatura tem ênfase na Industrialização 4.0 – modelo que leva digitalização, automação, inovação e sustentabilidade aos processos fabris. A proposta foi submetida à Capes no mês de maio e aprovada.
O curso stricto sensu de caráter profissional abrange a pesquisa aplicada, em que os estudantes precisam solucionar problemas, agregando valor para o mercado de trabalho. São três linhas de pesquisa: materiais avançados; processos de fabricação e simulação e integração de processos.
O coordenador do Mestrado Profissional, Ramón Cortés Paredes, afirma que o desenvolvimento acelerado da Ciência e Tecnologia é observado pela CAPES como um grande desafio para as universidades. “Nossa proposta é uma resposta à necessidade dos distintos setores de nossa indústria paranaense e nacional, no sentido de disponibilizar conhecimentos recentes vindos da pesquisa, da academia e da mesma indústria, unidas para gerar tecnologia própria, reduzir a dependência tecnológica, aumentar a apropriação e geração de conhecimento próprio”.
Outra característica do curso será a multidisciplinaridade, a customização e a flexibilidade. “O curso deve preencher a lacuna de integração dos processos de manufatura com a cadeia de valores da organização”, conta o professor Pablo Deivid Valle. “Há carência na área, queremos fazer essa ponte entre a universidade e as empresas”.
O Mestrado Profissional em Manufatura recebeu o apoio de empresas e a procura de mais de 700 interessados. O edital deverá ser lançado no mês de novembro e as aulas estão previstas para março de 2019.
Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
O PPGOLD é um Mestrado Profissional composto por três linhas de pesquisa: Operações e Sistemas de Decisão; Decisões em Finanças e Mercados Financeiros; e) Competências Organizacionais e Decisão. A linha de pesquisa de Operações e Sistemas de Decisão foca na gestão de logística e da cadeia de suprimentos de indústrias e serviços.
A linha Competências Organizacionais e Decisão tem por foco competências organizacionais relevantes para a competitividade. Por um lado, a arquitetura de competências estratégicas requer a coordenação e articulação de recursos organizacionais, envolvendo um contínuo processo decisório em consonância com a estratégia da empresa. Por outro lado, a existência de determinadas competências organizacionais orienta escolhas e decisões estratégicas. Em particular, a linha irá explorar competências relacionadas a: estratégia de operações e gestão da cadeia de suprimentos; gestão e decisão em ambientes internacionais; gestão de pessoas; e gestão da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
O Mestrado Profissional PROFNIT foi criado para prover qualificação de quadros técnicos altamente qualificados para atuação nas mais diversas instâncias institucionais que promovem a inovação – academia, empresa, governo, instituições de apoio e na sociedade organizada. Entende-se por instância promotora da inovação o órgão/setor/equipe responsável que dá suporte às atividades de prospecção, redação, proteção, transferência de tecnologia, gestora de programas de empreendedorismo, planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos e processos, etc.
O objetivo principal do PROFNIT é a geração de uma massa crítica de mestres atuantes nos NITs e congêneres que atuem na defesa da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo com vistas a um processo fluente e eficaz da transformação do conhecimento científico ou popular em inovação. O curso se propõe a atuar na redução das assimetrias regionais relacionadas à capacidade institucional de promover a inovação.
Sociologia em Rede Nacional
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) tem o objetivo de propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.
O PROFSOCIO é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Sociologia.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]