Imagem Padrão

Representante da UFPR é eleito no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

14 novembro, 2018
17:15
Por Simone Meirelles
Ciência e Tecnologia

Professores Adriel Fonseca e Luíz Luchessi (foto arquivo pessoal)

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) promoveu na última segunda-feira, dia 12, a eleição para representantes das Instituições de Ensino Superior do Grupo Agronomia na entidade. A chapa eleita foi formada pelo professor Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, e seu suplente, Adriel Ferreira da Fonseca, do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Compareceram para votar 79 universidades dos quais 42 votos foram depositados na chapa vencedora.

Com a missão de valorizar junto à sociedade as profissões ligadas ao Sistema Confea/CREA, um dos objetivos propostos pela chapa vencedora é o de aproximar o Confea do Sistema Educacional, regido pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na visão do professor Lucchesi, a questão é  particularmente importante neste momento de mudanças do Cenário Nacional, para assim contribuir com o equacionamento de uma das maiores preocupações entre os profissionais da área: a proliferação de escolas de engenharia e de agronomia, que sob as modalidades de ensino presencial e, ou à distância, nem sempre têm sido capazes de promover a diplomação de profissionais com a competência necessária para se equacionar as demandas do país.

O Confea tem por missão fiscalizar e aperfeiçoar o exercício profissional dos engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos, os quais, em número, já ultrapassam a casa de um milhão de profissionais cadastrados. A sede da entidade é em Brasília.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]