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Siepe 2018: Enaf terá 320 apresentações de trabalhos

03 outubro, 2018
15:51
Por Simone Meirelles
Ensino e Educação

O 17º Encontro de Atividades Formativas (Enaf) integra a programação da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe). O Enaf tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica os trabalhos de estudantes que participam das atividades formativas complementares, entre eles Monitorias, grupos PET, Pibid, Licenciar e Programa de Voluntariado Acadêmico. Além dessas, há também apresentações que resultam de estágios e trabalhos de conclusão de curso, também parte do currículo acadêmico. Para este ano, foram selecionados 320 trabalhos, apresentados nos campi da UFPR em Curitiba, Palotina e Jandaia do Sul.

Em Curitiba, as apresentações iniciaram dia 2 e vão até 4 de outubro. Nesses três dias, os estudantes se revezam em período integral, em oito salas do bloco didático Setor de Ciências Agrárias. As apresentações duram em torno de 15 minutos, com mais cinco dedicados a perguntas e esclarecimentos.

“Para muitos estudantes, esse é o primeiro contato com uma apresentação acadêmica. Então, é uma experiência importante. Quem apresenta um trabalho assume o protagonismo na sala de aula”, observa o professor Rodrigo Vassoler Serrato, coordenador de Atividades Formativas e Estágios da Pró-Reitoria de Graduação.

As estudantes de Educação Física Joana e Amanda

A estudante Amanda Correia dos Santos, do 8º período do curso de Educação Física, apresentou o trabalho “O Pid como agente transformador e a construção da identidade docente”.  “A construção dessa pesquisa foi um processo de formação para mim. Por isso senti confiança ao passar essa experiência para outras pessoas”, explica ela.

Outra estudante de Educação Física, Joana Caroline Correa da Silva, do 6º período, apresentou “O segmento da pesquisa como parte fundamental no processo de formação do discente/bolsista Pet Educação Física”.

“No nosso trabalho conseguimos ressaltar as diferentes áreas de pesquisa e a amplitude da Educação Física, que vai além das práticas corporais”, explica ela, que aponta ainda que ter que apresentar um trabalho reforça o exercício da pesquisa e da sistematização, além da socialização com a comunidade acadêmica.

A professora Yanina Micaela Sammarco, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, tem 10 alunos apresentando trabalhos no Enaf, com pesquisas do programa Licenciar, ligado às Licenciaturas.

“Para eles, é a oportunidade de colocar a teoria na prática e vivenciar todos os desafios, problemas e compensações da realidade”, ressalta. Uma dessas alunas é Karine Rodrigues, aluna do 4º período do curso de Pedagogia. Ela defende a importância de programas como o Licenciar: “Para mim trouxe um conhecimento que extrapola o currículo. E também, a prática da didática, que é fundamental”. No Enaf, ela apresentou a pesquisa “Projeto Licenciar Escolas Vivas: ambientalização, cultura socioambiental e sustentabilidade escolar”, ao lado de outros estudantes que integram o mesmo projeto de pesquisa.

O Enaf termina nesta quinta-feira, dia 4, às 18 horas, no bloco didático do Set0r de Ciências Agrárias da UFPR.

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