Imagem Padrão

Curso de Nutrição oferece oficina sobre alimentação complementar para bebês no dia 26

10 setembro, 2018
16:52
Por Leonardo Bettinelli
Extensão e Cultura

Mães, pais e responsáveis pela alimentação de crianças entre seis meses e um ano de idade podem se inscrever para a oficina de Nutrição Materno-Infantil, realizada pelo curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. A atividade gratuita acontecerá no dia 26 de setembro, às 14 horas, no campus Jardim Botânico.

A alimentação exclusivamente láctea, seja por leite materno ou fórmula infantil, faz parte dos primeiros seis meses de vida dos bebês. Após essa fase, começa a introdução de outros alimentos para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado. Trata-se de um momento de transição em que surgem muitas dúvidas sobre quais tipos de alimentos indicados e como oferecê-los.

A atividade promove a alimentação saudável nos primeiros anos de vida para que as crianças formem hábitos alimentares saudáveis e tem como objetivo demonstrar a melhor forma de introdução dos alimentos. “Hoje temos muitos alimentos prontos e de fácil preparo, mas são industrializados. Apesar da praticidade, sabemos que, em longo prazo, haverá prejuízos para a saúde. Se a criança começa a comer de forma inadequada, formam-se hábitos alimentares não saudáveis”, explica a professor Cláudia Choma B. Almeida, coordenadora da oficina.

Ofertada durante oito anos pelo curso de Nutrição na unidade de saúde Mãe Curitibana, a oficina recebeu o prêmio Josué de Castro no XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em 2012. A partir desse semestre, a atividade será realizada pela primeira vez nas dependências da UFPR.

A programação começa com uma roda de conversa em que a professora Cláudia, estudantes de graduação e mestrandos passam orientações e esclarecem dúvidas sobre a alimentação complementar. O grupo de mães, pais e cuidadores ainda aprende sobre a preparação do alimento no Laboratório de Técnica Dietética e experimenta as receitas.

“Nossa ideia é trazer a mãe para a cozinha para que ela veja a consistência correta da alimentação, as técnicas de corte, preparo e maneiras mais atrativas de montar o prato da criança”, conta a mestranda Alline Lobo.

Os responsáveis pela alimentação dos bebês podem provar oito receitas. São quatro papas salgadas, com legumes e base de diferentes carnes (fígado, carne moída, frango e peixe); e outras quatro papinhas à base de pera, manga, banana e maçã.

“Vemos que muitas mães não oferecem frutas, verduras, legumes e carne diariamente, conforme indicado, geralmente por medo. Todas as orientações das oficinas são baseadas em evidências científicas, sempre de acordo com os guias publicados pelo Ministério da Saúde”, conclui a docente Cláudia.

Formação profissional

Doze estudantes do curso de Nutrição e três mestrandos participam das atividades, que envolvem roda de conversa, preparo dos alimentos e orientação, sob supervisão da professora responsável.

“É muito bom ter a oportunidade de conhecer as mães e cuidadores e trocar experiências. Eles chegam com dúvidas porque ouviram muitas informações diferentes, mas saem daqui aliviados e entendem a melhor forma de começar a alimentação dos filhos”, relata a acadêmica Jenifer Kruger, que já participou de oficinas anteriores.

“Acredito que a oficina vai trazer uma boa experiência para minha formação. Pela primeira vez terei contato com as mães e isso é imprescindível”, relata Isabella Porfirio.

Inscrições e próximas oficinas

As inscrições para a oficina do dia 26 de setembro seguem até o dia 20, pelo e-mail clauchoma@gmail.com ou telefone 3360-4012.

Também estão programadas outras edições nos dias 17 de outubro e 07 de novembro, sempre às 14 horas.

As atividades acontecem no Laboratório de Técnica de Dietética, localizado no prédio de Nutrição, no Campus Jardim Botânico da UFPR.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]