Teve início nesta quinta-feira (28), na sede da UFPR Litoral, em Matinhos, a III Conferência de Alternativas para uma Nova Educação – Conane Caiçara. A abertura do evento contou com a presença do educador Celso Vasconcellos, do diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, do professor Valdo Cavallet, ex-diretor do Setor Litoral e um dos responsáveis pela criação da Conane. A Conferência, que prossegue até sábado (30), tem objetivo de promover o diálogo, compartilhar e aprofundar conhecimentos e vivências em novas alternativas educacionais.
Da primeira mesa de debates participaram educadores como Marcos R. S. Vaz Pinto, que atua na rede pública municipal de Arujá, no estado de São Paulo. “Propomos uma (des) formação, porque não apresentamos nenhum projeto pronto, o que torna o processo difícil, uma vez que os sistemas pedem que sejam apresentados projetos e metodologias”, explicou Marcos. Para ele, é preciso primeiro acreditar que o professor também se modifica no processo de busca por alternativas educacionais. “Trabalhamos com os professores da forma que gostaríamos que eles trabalhassem com seus alunos”, enfatizou.
Celso Vasconcellos alertou que o principal desafios dos educadores é não ficarem presos nem a modismos, nem à reprodução de modelos. “A escola é o espaço de aprender, se desenvolver e ser feliz”, afirmou, salientado que esse é um grande desafio. Segundo ele, só é possível cumprir essas três missões quando a educação é trabalhada com afeto, porque ele aciona o conhecimento prévio e o torna real.
A conferência visa promover o diálogo, compartilhar e aprofundar conhecimentos e vivências em novas alternativas educacionais. Fotos: Comunicação – Setor Litoral
Confira aqui a programação completa.
Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]