Em comemoração aos 20 anos de existência da Graduação em Gestão da Informação e dos dez anos do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, o departamento promoveu, nesta segunda-feira (26), a Aula Inaugural intitulada “Interlocuções entre Ciência e Gestão da Informação: perspectivas históricas, acadêmicas e profissionais”. A aula foi ministrada pela egressa Aline Elis Arboit, primeira estudante do curso da Universidade Federal do Paraná a realizar graduação, mestrado e doutorado na área de Gestão de Informação.
Foto: Marcos Solivan
Pioneira no Brasil, a UFPR foi a primeira universidade a oferecer o curso de Gestão de Informação. Atualmente, existem outras três instituições com graduações na área e, este ano, a UFPR avança na vanguarda ao dar início ao doutorado. “Os desafios foram se acumulando ao longo do tempo. Agora, nosso maior desafio é tornar, cada vez mais, esse profissional conhecido no mercado, fazendo com que sua inserção seja mais eficiente e dando visibilidade nacional a ele”, conta a coordenadora da Pós-Graduação em Gestão da Informação, Maria do Carmo Duarte Freitas.
Segundo Maria, essa aula inaugural é o primeiro de uma série de eventos que vão acontecer neste ano para comemorar o aniversário do curso. “A ideia hoje era que a palestrante contasse um pouco de sua trajetória acadêmica e de como o mercado se prepara para inserir o aluno”.
Foto: Marcos Solivan
Aline é bacharel em Gestão da Informação e em Biblioteconomia e Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR; e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente ela trabalha na Supervisão de Jurisprudência e Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e atua como pesquisadora em temas como institucionalização sociocognitiva, produção científica e estudos de linguagem ligados à organização do conhecimento. “Eu quis passar para os participantes um pouco da minha experiência acadêmica e profissional na área da ciência da informação e demonstrar que há espaço no mercado para esse profissional”, comenta.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]