O projeto Aprendendo a Conviver está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento, monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência no ambiente escolar. Podem se inscrever escolas da rede estadual e particular de Curitiba e região metropolitana.
A formação continuada é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).
O curso é gratuito e voltado para educadores, com o objetivo de auxiliar no reconhecimento e adoção de estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar. A ênfase das aulas é para o bullying que, segundo informações da UNICEF, afeta 43% dos estudantes.
A pré-inscrição pode ser realizada até o dia 12 de janeiro por meio do site www.conviver.ufpr.br. As escolas contempladas nesta etapa do projeto pertencem aos municípios de Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]