Imagem Padrão

Fórum de pró-reitores de pesquisa e de pós-graduação divulga manifesto condenando cortes no setor

28 novembro, 2017
16:18
Por
UFPR

Manifesto divulgado na assembleia de encerramento do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras (Enprop), promovida em João Pessoa (PB) na sexta-feira passada (dia 24), condenou os cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal e por vários Governos Estaduais ao setor. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco Mendonça, participou da reunião.

No documento, os pró-reitores consideram que o Brasil trilhava um caminho na direção do desenvolvimento da ciência nas últimas décadas, com indicadores sociais e econômicos cada vez mais promissores. Mas afirmaram que este caminho foi interrompido pelos cortes de recursos adotados tanto pelo Governo Federal quanto por Governos de vários Estados. “Os recentes e impactantes cortes e contingenciamentos aplicados pelo governo federal e pelos governos estaduais aos recursos para a ciência, a educação e as instituições de ensino e de pesquisa – notadamente as universidades brasileiras – colocam em risco o desenvolvimento presente e futuro do Brasil”, afirmam os autores do manifesto.

Para os pró-reitores, os cortes e contingenciamentos implicam diretamente na estagnação ou retrocesso da pesquisa científica, no empobrecimento do conhecimento, no comprometimento da educação, na não-emancipação cidadã e na entrega das riquezas e dos valores nacionais aos interesses do mercado internacional. “Significam, em última instância, no estabelecimento de uma sociedade atrasada e subserviente aos interesses externos e que perderá, indubitavelmente, sua identidade, sua autonomia e seu protagonismo na história mundial recente”.

Leia, AQUI, a íntegra do manifesto.

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]