A aluna egressa do Departamento de Engenharia Química da UFPR Priscila Tiemi Higuti do Nascimento iniciou neste segundo semestre um doutorado na University of Alberta, no Canadá. O tema de sua pesquisa, sob orientação do professor coreano Hyo-Jick Choi, do Department of Chemical & Materials Engineering, foca as novas tecnologias para produção de vacinas. De acordo com o professor Alexandre Ferreira dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ/UFPR), “trata-se de um tema desafiador envolvendo os fundamentos de engenharia química aplicados à área de saúde”.
A pesquisa desenvolvida pela egressa tem como essência a imunização de vacinas de contra a doença infecciosa influenza, causada pelo vírus influenza e conhecida popularmente como “gripe”. “O foco do meu trabalho é a influenza mas a tecnologia pode ser utilizada para qualquer outra vacina ou medicamento”, explica Priscila. Recentemente, por exemplo, o grupo de pesquisa do qual Higuti faz parte publicou um artigo sobre o uso de vacinas orais.
Para Priscila, o seu trabalho como pesquisadora revela a importância da área na qual se formou e se pós-graduou na universidade. “Meu trabalho é prova de como a atuação do engenheiro químico é ampla. Podemos atuar em diversos setores inclusive no desenvolvimento de novos materiais com aplicação na área médica, como vacinas e medicamento”, conclui.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]