O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC –UFPR) recebeu, nas últimas semanas, doações de aparelhos importantes para aprimorar o atendimento aos pacientes. As doações foram realizadas pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC) em parceria com instituições públicas e privadas.
Dentre os equipamentos recebidos estão incubadoras, carros de transporte, aparelhos de ar condicionado, notebooks, ventiladores e estetoscópios. Os setores contemplados com as doações foram a Unidade de Endocrinologia Pediátrica, o Ambulatório de Síndrome de Down, a UTI Neonatal, a Unidade de Pediatria e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA).
Foto: CHC -UFPR
Unidade de Endocrinologia Pediátrica
A unidade recebeu um termociclador – equipamento utilizado em laboratório para pesquisa de DNA -, uma cuba para gel de eletroforese – recipiente em que os fragmentos de DNA são separados-, um banho Maria – aquece substâncias líquidas ou sólidas -, um espectrofotômetro digital – instrumento que mede a intensidade de radiação – e um forno microondas. Os equipamentos foram financiados pelo 4º Juizado Especial da Fazenda Pública.
Ambulatório de Síndrome de Down
O ambulatório foi contemplado com dez notebooks, dois ventiladores, duas balanças digitais para bebês, três instrumentos digitais para aferição de pressão e duas réguas antropométricas – usadas para medir a altura da criança. O financiamento destes aparelhos foi feito pela Megamania.
“Os atendimentos serão melhorados, e os computadores serão utilizados quando implantarmos o prontuário eletrônico, em um futuro próximo”, disse a pediatra responsável pelo ambulatório, Beatriz Bermudez.
Unidade de Pediatria (UNIPED)
A unidade recebeu dois ventiladores mecânicos – aparelho que substitui a função pulmonar – financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
O setor ganhou, ainda, estetoscópios – equipamento para escuta interna -, estadiômetros – usados para averiguar a estatura -, espaçadores – para inalação – e balanças eletrônicas. “A renovação da tecnologia é essencial para atendermos a população com qualidade”, afirmou Rosangela Aparecida Fitz, chefe da Unidade.
UTI Neonatal
Para a UTI foram doados um ventilador mecânico e um monitor Nox Plus – aparelho para monitorar oxigênio, dióxido de nitrogênio e óxido nítrico do paciente.
Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA)
A Maternidade Victor Ferreira do Amaral recebeu quatro aparelhos de ar condicionado doados pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.“Esses itens são importantes porque mantêm a temperatura ideal no ambiente para o bebê”, destaca Denise Jorge Munhoz da Rocha, chefe da Divisão de Cuidado Materno Infantil da MVFA.
Também foram entregues à instituição duas incubadoras, dois carros de transporte de recém-nascidos e uma batedeira – para nutrição -, via Telemarketing da AAHC.
José Ricardo, presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustíveis), financiou um aparelho de ar condicionado, um forno microondas e seis torneiras misturadoras.
Com informações da Unidade de Comunicação do CHC-UFPR
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]