Imagem Padrão

Professor Mauricio Balensiefer recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba

09 novembro, 2017
10:41
Por Simone Meirelles
UFPR

Vereador Bruno Pessuti e o professor Maurício Balensiefer (foto Câmara Municipal de Curitiba)

 

O professor da Universidade Federal do Paraná, Mauricio Balensiefer, foi um dos homenageados do Prêmio João Crisóstomo Arns, oferecido pela Câmara Municipal de Curitiba. A premiação é um reconhecimento ao trabalho de pessoas que tiveram destaque nas áreas de cultura e/ou educação em Curitiba. A honraria é concedida através da lei municipal 8.457/1994 e a solenidade acontece sempre em data próxima ao Dia do Professor. Neste ano, foi na última quarta-feira, 8 de novembro, no plenário do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal. A indicação do docente para a premiação foi do vereador Bruno Pessuti (PSD).

O professor Mauricio Balensiefer é docente da UFPR desde 1982, onde leciona Silvicultura e Recuperação de Áreas Degradadas. É presidente da Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e Conselheiro do CREA-PR. Desde de 1992 tem se dedicado às causas ambientais, especialmente no tratamento das áreas degradadas, na busca de alternativas para a sua recuperação. A causa é importante, pois a população depende de ambientes saudáveis para a melhoria das condições de vida e para o controle de doenças. A agricultura e pecuária precisam de solos conservados, mas dependem também de trabalhos de recuperação para a manutenção de sua produtividade. Os cursos d’água e, em especial as nascentes, dependem da manutenção da cobertura vegetal no seu entorno e essa é uma das tarefas da restauração ecológica.

Sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba (fotos CMC)

Conforme explica o professor Maurício, os vetores da degradação no Brasil (agropecuária, urbanização, mineração, barragens e estradas) têm aumentado gradativamente os danos ambientais decorrente de suas atividades e os projetos de recuperação não avançam na mesma proporção.

Nos últimos 25 anos, através da realização de 11 simpósios brasileiros, a Sobrade disponibiliza para a população, em especial para as universidades e órgãos ambientais do Brasil e América Latina, mais de 1.600 trabalhos. Estes, editados em anais, estão contribuindo na difícil tarefa de manter uma certa estabilidade além de melhorias no meio ambiente.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]