A UFPR está promovendo uma série de palestras nas regiões onde possui campi avançados para divulgar a nova sistemática de compras da instituição, que visa descentralizar o processo e garantir a entrega diretamente nas unidades que necessitam do produto. A divulgação começou pela região Oeste – onde estão os campi de Palotina e Toledo –, com palestras para empresários e lideranças locais em Cascavel e Palotina.
O trabalho é feito pela Diretoria de Apoio aos Campi Avançados, Pró-Reitoria de Administração (PRA), por meio de seu Departamento de Licitações e Contratações, em conjunto com a Superintendência de Infraestrutura (Suinfra e o Sebrae. O objetivo é expor as oportunidades para as empresas participarem de licitações da UFPR.
As palestras foram ministradas pelo diretor do Departamento de Licitações e Contratações da PRA, Diogo Venancio, que esclareceu dúvidas e prestou informações sobre os processos de licitações. As direções dos campi de Palotina e de Toledo, bem como a direção de Apoio aos Campi Avançados, estavam presentes.
A nova sistemática abrange as compras de produtos feitas por meio de pregões, visando economizar recursos públicos e otimizar as entregas de mercadorias. As compras continuarão centralizadas na Gerência de Planejamento e Controle – PRA/DELIC/GEPEC (antiga Central de Compras). A diferença é que, a partir de agora, com base nas demandas de materiais dos campi avançados, os lotes dos pregões serão feitos separadamente, de modo que as entregas sejam feitas diretamente nas unidades demandantes, propiciando a participação de licitantes sediados local ou regionalmente.
Os lotes também poderão incluir a compra de materiais que serão utilizados por vários campi, mas desde que haja proximidade física entre as unidades. A ideia vai ao encontro das políticas públicas para desenvolvimento trazidas pela própria Lei de Licitações. “Por se tratar de uma política pública, a UFPR já havia tentado realizá-la, mas esbarrou na falta de informações por parte dos licitantes sediados nas cidades onde a UFPR tem sede, o que resultou em licitações desertas (sem interessados). É por essa razão que, juntos, estamos buscando facilitar aos licitantes o acesso às informações necessárias para participação em nossos processos licitatórios. Ao final, além de realizarmos a política pública de desenvolvimento, objetivamos contratações mais vantajosas para a Universidade”, afirmou o diretor do Departamento de Licitações e Contratações, Diogo Venancio.
Encontros como os realizados na região Oeste serão feitos em breve também nas demais regiões do interior do Estado onde a UFPR está instalada, para incentivar fornecedores locais a participarem das licitações. Ao mesmo tempo, o levantamento de demandas dos campi está sendo concluído. A partir daí, os setores financeiros dos campi farão os orçamentos dos produtos, para realização dos pregões.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]