O Teatro da Reitoria da UFPR e outros espaços culturais receberão, entre os dias 20 a 29 de agosto, a IV Bienal Música Hoje, da qual participará a Orquestra Filarmônica da UFPR, nesta ocasião regida pelo maestro Antônio Carlos Borges – Cunha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).
O evento defende a experimentação e abre espaço para a diversidade estética e o trabalho de quem se dedica à música nova, criando, interpretando e, principalmente, ouvindo. Dirigida pelo ensemble entre os compositores Fernando Riederer, Lucas Fruhauf, Márcio Steuernagel e Vinicius Giusti, a Bienal é composta por concertos, palestras e oficinas que buscam discutir novos caminhos da música, colocando a produção local, nacional e internacional em diálogo e troca.
Orquestra Filarmônica da UFPR.
Esta edição traz uma oficina de composição para orquestra orientada e regida pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha (UFRGS), à frente da Orquestra Filarmônica da UFPR e o Concurso Nacional de Composição Música Hoje em parceria com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com regência do maestro Márcio Steuernagel.
Paralelamente à programação oficial, a Bienal Música Hoje coopera com dois promotores culturais da cidade de Curitiba: o Espaço de criação Composteira e o Bar Ornitorrinco. Em conjunto com outros eventos com o Simpósio Internacional de Música Nova (SiMN), vem afirmando, cada vez mais, a cidade de Curitiba como a capital da música nova no Brasil.
Os concertos acontecem no Teatro da Reitoria, no Teatro Experimental da UFPR (TEUni), na Capela Santa Maria , entre outros espaços. É possível consultar a programação completa no site do evento www.bienalmusicahoje.com
IV Bienal Música Hoje
Data: De 20 a 29 de agosto de 2017
Locais: Teatro da Reitoria, TEUni, Capela Santa Maria
Ingresso: Entrada franca para alunos e docentes da UNESPAR e da UFPR, (mediante apresentação de identificação) e para participantes inscritos na Bienal Música Hoje.
Informações: http://www.bienalmusicahoje.com/index.html
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]