Imagem Padrão

Projeto promove turismo de base familiar em Guaratuba

09 junho, 2017
17:39
Por
Extensão e Cultura

Os 21 participantes do curso de extensão Anfitriões da Baía de Guaratuba, promovido pelo projeto de extensão Fortalecimento do Empreendedorismo, da Inovação e Gestão Familiar do Turismo de Guaratuba, com apoio do Projeto Mais Cultura – Mutirão UFPR (MINC/MEC), receberam esta semana seus certificados de participação. O encontro, diferente de uma cerimônia formal, relembrou a trajetória percorrida pelo grupo nos meses de julho a novembro de 2016, e contou com a presença do vice-diretor do Setor Litoral, Luis Eduardo Thomassim, além de alguns dos ministrantes.

O curso teve caráter itinerante e as aulas aconteceram em diferente locais e em ambientes. Foto: Divulgação

O curso teve caráter itinerante e as aulas aconteceram em diferente locais e em ambientes como o salão paroquial de Caieiras, a Escola Municipal Iraci Miranda Kruger e até mesmo nas residências e estabelecimentos comerciais dos cursistas.

A professora Beatriz Cabral, coordenadora do projeto e do curso, explica que a proposta foi formar pessoas das comunidades do entorno da Baía de Guaratuba, em questões relacionadas à hospitalidade e à condução de visitantes, tendo em vista a construção de um modelo de turismo que valorize as belezas e cultura da região, gerando renda para famílias locais.

Segundo Beatriz, no início do curso algumas pessoas que diziam não acreditar em alternativas de turismo para a região, que fossem diferentes ao turismo de sol e praia. “No entanto, ao final do curso, eles propuseram atividades de lazer extremamente inovadoras, tal como a retirada de marisco; a visita ao moinho antigo; a realização de trilhas, entre outros. É o início de um processo construção de um novo modelo de turismo para região”, avaliou a professora.

Marilda Bach Silva, moradora da Prainha, elogiou o curso ao receber seu certificado. “Tenho muitos certificados, mas este é especial, porque foi o melhor curso que já fiz”, falou emocionada.

Os alunos, de comunidades do entorno da Baía de Guaratuba, recebweram formação voltada para hospitalidade e condução de visitantes. Foto: Aline Gonçalves

Entre os professores e ministrantes dos módulos do curso estiveram docentes e egressos da UFPR, representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do corpo de bombeiros, entre outros. Após o termino do curso, os participantes criaram o Grupo Guarapés para ofertar passeios e serviços turísticos. “Essas pessoas passaram a indicar para os visitantes, atrativos turísticos que até então desconheciam”, explica Beatriz.

Com a inserção do projeto de extensão e o curso Programa Mutirão da UFPR, que recebeu recursos do Programa Mais Cultura (MEC/MinC), foi possível fazer com que curso tivesse o caráter itinerante, ainda promover o registro de alguns roteiros em vídeos e criar um site para que o Grupo promova seus serviços. Esses produtos ainda estão em fase de finalização e devem ser lançados em breve.

Por Aline de Oliveira Gonçalves

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]