O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, com a vice-reitora, Graciela de Muniz (ao fundo): “A reunião foi um marco no relacionamento entre os municípios do Litoral e a UFPR”. Imagem: Marcos Solivan.
A Reitoria quer aproximar mais a UFPR dos municípios do Litoral nos quais possui unidades e também das cidades situadas na sua área de abrangência. Com este objetivo, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, receberam hoje os prefeitos de quatro cidades da região: Marcelo Elias Roque (Paranaguá), Marcos Fioravante (Pontal do Paraná), Roberto Justus (Guaratuba) e Ruy Hauer Reichert (Matinhos).
A UFPR tem um campus em Matinhos/Caiobá (com 14 cursos de graduação e vários de pós-graduação) e ainda o Centro de Estudos do Mar – CEM, em Pontal do Paraná (com cinco cursos de graduação e também várias pós-graduações). Ambas as unidades exercem papel importante para as cidades do Litoral do Estado tanto em âmbito científico quanto no econômico e no cultural.
O reitor propôs a aproximação aos prefeitos com base na experiência bem sucedida desenvolvida em Palotina, onde a UFPR possui oito cursos de graduação e um relacionamento estreito e produtivo com a comunidade. No final, ficou acertado que o grupo voltará a se reunir, na primeira quinzena de junho, (possivelmente, no campus de Matinhos/Caiobá ou no CEM), para formar um grupo de trabalho destinado a avançar a proposta.
Marco
O reitor destacou a importância do encontro. “A reunião foi um marco no relacionamento da UFPR com os municípios que abrigam unidades da Universidade no Litoral e com as cidades situadas no entorno. Foi o início de um diálogo que certamente trará resultados permanentes e positivos para o futuro destes municípios”, comentou Ricardo Marcelo, ao lado do prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler, do diretor da UFPR Litoral, Renato Bochicchio, e do diretor do CEM, Mauricio Almeida Noernberg.
Articulador da reunião, o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves, disse que o encontro foi muito produtivo. “O reitor apresentou aos prefeitos todos os projetos que a UFPR desenvolve em Palotina, falou da interação positiva que existe a Universidade, a prefeitura e a comunidade e citou ainda as ações de mobilidade acadêmica que ocorrem. “A UFPR quer motivar os prefeitos do Litoral a fazerem o mesmo”, explicou.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]