O professor Gilberto Medeiros Kremer, do Departamento de Física da UFPR, será homenageado por sua contribuição para a ciência durante o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica que acontecerá de 15 a 17 de maio em mais de 100 cidades do mundo, incluindo Curitiba. Kremer terá um espaço para apresentar seu trabalho, que envolve várias áreas da Física, como a termodinâmica, cinética dos gases e cosmologia.
O Pint of Science foi criado em 2013 por pesquisadores ingleses que queriam aproximar a ciência do público, divulgando a produção de pesquisadores e cientistas. O evento consiste em apresentações de produções científicas, durante as quais o público pode tirar dúvidas diretamente com os cientistas.
Em Curitiba, o Pint of Science está sendo organizado pelo Departamento de Física da UFPR, no qual leciona o professo Kremer.
Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Técnica de Berlim, Kremer está voltado atualmente para pesquisas na área de cosmologia e a formação da estrutura do universo, procurando entender e desenvolver métodos matemáticos que expliquem a expansão do universo e o seu processo de formação. “É um trabalho bastante gratificante quando se chega a um resultado que achamos ser de interesse para nós e para outros pesquisadores na área. Além disso, é muito gratificante você introduzir os alunos na pesquisa e ver o seu desenvolvimento”, afirma.
Kremer diz que a qualidade da ciência brasileira na área é reconhecida internacionalmente. “Quando submetemos nossos trabalhos a revistas com bom impacto de aceitação entre os pares e estes são aceitos, vemos que as nossas pesquisas estão num patamar semelhante ao de outras partes do mundo”, afirma.
Em Curitiba, os encontros do Pint of Science acontecerão em três locais: acontecerão em três locais (Cervejaria Bodebrown, Hop’n Roll Beer Club e Trapista Hamburgueria e Cervejaria), sempre à noite. A entrada é gratuita e os participantes pagarão apenas pelo que consumiera.
A programação completa pode ser conferida em http://www.pintofscience.com.br/.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]