Imagem Padrão

UFPR perde professor emérito Sansão José Loureiro

07 abril, 2017
19:05
Por
UFPR

O professor emérito da UFPR, juiz e bibliófilo Sansão José Loureiro: lacuna no meio acadêmico. Imagem: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

A UFPR perdeu um dos mais respeitados integrantes da sua comunidade acadêmica: o professor emérito, juiz e bibliófilo Sansão José Loureiro. Homem de grande cultura e generosidade, ele foi também o maior doador de livros da história da Biblioteca Pública do Paraná, com sete mil exemplares. Mineiro de Uberlândia, Sansão morreu aos 82 anos.

Professor da UFPR desde 1951, Sansão recebeu o título de professor emérito em 2009. Foi professor de Direito Constitucional por 27 anos. Mestre e doutor em Direito, graduou-se também em Economia, foi diretor do curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), juiz no Tribunal de Justiça e juiz auditor da Justiça Militar.

Exempo de gerações

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que Sansão foi um professor generoso, que marcou gerações de estudantes de forma muito intensa. “Ele marcou várias gerações pela sua erudição, seu jeito sensível e acolhedor em relação a todos os estudantes. É alguém que vai fazer muita falta para a Faculdade de Direito. Com sua morte, a UFPR, sem dúvida, perde um grande nome”, comentou.

A diretora da Faculdade de Direito da UFPR, professora Vera Karam, lembrou que Sansão José Loureiro foi um professor exemplar, único. “Nos anos 50, por exemplo, ele fez uma pós-graduação na Universidade de Nova Iorque quando poucos tinham este tipo de iniciativa acadêmica. Isso impactou muito na formação dos alunos, quando da sua volta”, disse.

Vera destacou ainda o fato de Sansão ter sido um ilustre professor de Direito Constitucional em plena ditadura militar. “Ele fez isso em uma época em que a Constituição era pouco ou nada respeitada. Ensinou Direito em uma perspectiva que trazia esperança democrática para os alunos”. A diretora também elogiou o fato de Sansão ter sido muito dedicado aos alunos. “Ele sabia agradar a todos. Era muito discreto e elegante, muito avançado tanto em relação à riqueza do conteúdo quanto da qualidade das suas aulas. Era um homem de uma cultura invejável”.

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]