Imagem Padrão

UFPR recebe Prêmio Aliad@s da Cidadania LGBTI 2017

23 março, 2017
11:49
Por Lais Murakami
UFPR

O professor Leandro Franklin Gorsdorf é envolvido com as causas LGBTI e recebeu, em nome da UFPR, o prêmio. Foto: Grupo Dignidade

A Universidade Federal do Paraná recebeu, na última sexta-feira (17), o Prêmio Aliad@s da Cidadania LGBTI concedido pelo Grupo Dignidade – ONG LGBTI paranaense com foco em políticas públicas e cidadania.

O prêmio simboliza o reconhecimento à UFPR pela colaboração com o Grupo Dignidade em seus 25 anos de existência e por sua atuação na promoção da cidadania LGBTI.

A UFPR esteve presente nas atividades do Dia Mundial de Luta contra Aids já em 1993. Em 1995 promoveu um evento de extensão em apoio ao projeto Cavalo Massa – realizado pela ONG junto a adolescentes em situação de rua. Além disso, a instituição sempre contribui por meio do Setor de Educação, do Núcleo de Prática Jurídica, do Departamento de Comunicação Social, entre ouras importantes colaborações.

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Leandro Franklin Gorsdorf, conta que a universidade realiza ações em conjunto com os movimentos sociais LGBTI: “Nós temos diversos grupos de pesquisa relacionados ao tema. Internamente também temos realizado ações institucionais afins, como foi o caso da resolução para a aplicação do nome social dentro da universidade. Aliado a isso, acredito que a grande novidade é  a instituição da Superintendência de Inclusão e de Diversidade, órgão que será responsável pelo aprofundamento e criação das políticas de inclusão e permanência de alunos na UFPR”.

Criado em 2005, o Prêmio Aliad@s tem o objetivo de reconhecer, valorizar publicamente e agradecer os esforços das pessoas e organizações que contribuíram para a causa LGBTI.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]