O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, participou hoje em Brasília da abertura do Brazil-Sweden Excellence Seminar. O encontro é uma promoção da Swedish Academic Collaboration Fórum, em cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e prossegue até amanhã.
O objetivo do seminário – que pela primeira vez ocorre na América Latina – é a discussão e formação de parcerias, em várias áreas, e tem a participação de cerca de duzentos pesquisadores dos dois países. Entre as áreas que serão objeto da parceria estão: Nanotecnologia; Educação Inclusiva (questões de gênero e etnias); Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Diversidade; e Internacionalização, entre outras.
Os cientistas brasileiros desenvolvem suas atividades em universidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A UFPR, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, também participa da parceria. A chefe da delegação sueca é a professora Helen Dannetun. O grupo tem cerca de cem pessoas, entre professores e pesquisadores de ponta do País. Seis universidades suecas – Chalmers, KTH, Linköping, Lund, Estocolmo e Uppsala – organizam o evento.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]