O Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná realiza a partir desta semana a primeira distribuição de material selecionado para enxertia em araucária, visando o plantio de araucárias e a produção de pinhões. Os exemplares foram selecionados de plantas fêmeas (as que produzem pinhões) da variedade Kaiová.
O professor Flávio Zanette, responsável pelo projeto, explica que quem quiser o exemplar de enxertia – um pedaço de pinheiro pronto para ser enxertado – precisa ter mudas aptas de pelo menos dois anos de idade para receber o enxerto. Junto com o exemplar o interessado receberá um manual didático de como fazer a enxertia.
A exemplares de enxertia, também chamados de propágulos, estão disponíveis em quantidade limitada, cerca de 350 unidades. Quem se interessar deverá fazer o pedido pelos seguintes emails: flazan@ufpr.br ou deco.constantino@gmail.com. Posteriormente será fixado um dia para entrega com custo simbólico de um real por enxerto.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]