O reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari, receberam hoje uma comitiva formada pelo professor Jinmin Wang (Chiba Institute of Science) e as acadêmicas Rurika Uno (também do Chiba Institute) e Yu Tahji (Kurashiki University of Science and the Arts).
As duas alunas participam da nova fase do projeto de parceria e de mobilidade existente há 28 anos entre a UFPR e o Instituto Kake – organização que reúne universidades e centros de pesquisa do Japão. Uno é estudante de Farmácia da Chiba Institute of Science e Tahji cursa Engenharia Médica. Há uma semana em Curitiba, elas permanecerão mais 20 dias conhecendo a UFPR e visitando algumas das principais cidades turísticas do Paraná.
Aprendizado
Desenvolvido em parceira com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o projeto tem a participação, neste semestre, de três alunos da UFPR, que estão estudando no Japão. “É um prazer receber vocês na nossa Universidade, que é uma das maiores do Brasil”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho, que lembrou o crescimento de 50% ocorrido na UFPR na sua gestão, há quase sete anos.
O vice-reitor, Rogério Mulinari, elogiou a parceria com o Instituto Kake. “A parceria é muito importante. Aprendemos com a cordialidade e a serenidade dos japoneses. E nos permitimos refletir sobre nossas diferenças”, comentou, ao lado do professor Jinmin Wang, que elgiou a UFPR e Curitiba. “Fiquei impressionado com a hospitalidade dos alunos e professores e com a qualidade da cidade”, disse.
Acompanharam a visita da comitiva japonesa o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, a coordenadora do Projeto Integrar, Eva Dalmolin e ainda a professora de japonês da Universidade Federal do Paraná Satomi Oishi Azuma.
Por Aurélio Munhoz
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]