Imagem Padrão

Celin abre cursos de idiomas nos campi Palotina e Centro de Estudos do Mar

05 agosto, 2015
16:21
Por mauro1
Extensão e Cultura

No primeiro semestre deste ano, respondendo a uma demanda local, a Universidade Federal do Paraná abriu quatro turmas-piloto de idiomas no Setor Litoral. Os cursos, organizados pelo Centro de Línguas da UFPR (Celin), contemplaram níveis básicos de inglês e espanhol e foram um sucesso. Como consequência, novas turmas estão sendo disponibilizadas não apenas em Matinhos, mas também nos campi Palotina e Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná.

Em Palotina, os interessados poderão optar por inglês ou alemão, ambos no nível Básico 1. No CEM, as opções são inglês nos níveis Básico 1 e 2 e espanhol em Básico 1. Com a grande procura, o Litoral recebe turmas de Básico 1 e 2 de inglês e espanhol, guarani e redação em português. As aulas serão ministradas em salas dos próprios setores.

Experiência que deu certo

Com o registro da demanda por cursos do Celin existente em campi fora de Curitiba, foi realizada uma pesquisa de interesse entre os alunos do Setor Litoral, por isso, antes mesmo da implementação dos cursos-piloto já se sabia que haveria uma boa aceitação. Com o auxílio da professora Ana Josefina Ferrari, do Departamento de Linguagem e Comunicação do setor, foi feita a divulgação, confirmação das inscrições e venda de material didático. Este processo de trabalho é o mesmo sendo implantado nos outros setores.

“Os resultados das turmas-piloto foram bem promissores”, conta o professor Thiago Viti Mariano, vice-diretor do Celin e responsável pelo projeto de expansão do Centro. “O maior deles foi, além da continuidade neste segundo semestre, conseguimos implementar a mesma ideia em outros dois campi”, afirma, acrescentando que é um grande desafio pedagógico ofertar esses cursos em locais geograficamente mais distantes sem perder a qualidade.

Num primeiro momento, professores de Curitiba haviam sido deslocados até o Setor Litoral para ministrar os cursos, mas também foram contratados professores locais, que participam de atividades de formação continuada para se adaptar ao modelo de ensino do Celin. “A ideia é que esse projeto tenha uma longevidade, que consigamos estabelecer esses postos avançados. Para que isso aconteça, teremos que sempre ter esse intercâmbio”, diz Mariano. “Ao longo do tempo, queremos formar mais professores locais, para que, num momento futuro, os cursos sejam mais independentes”.

O processo de pré-cadastro dos alunos já está encerrado. As aulas começam a partir do dia 7 de agosto, de acordo com os horários das turmas.

Mais informações estão disponíveis no site do Celin: www.celin.ufpr.br

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]