Imagem Padrão

UFPR recebe Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em História

15 maio, 2015
13:46
Por mauro1
Ciência e Tecnologia

Professores do país todo estiveram em Curitiba na semana passada para o 48º Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em História, coordenado por Angelo Priori (UEM), secretário-geral da Associação Nacional de História. O evento semestral aconteceu entre os dias 7 e 8 de maio e reuniu representantes de mais de 60 programas de mestrado e doutorado.

Os temas abordados giram em torno de três eixos: acadêmico, financiamento e avaliação dos programas. Foram discutidas tendências e diretrizes a respeito de periódicos, livros, autoria e coautoria, ética na pesquisa e nas publicações, produção técnica e materiais didáticos na área de história.

As reflexões do fórum são encaminhadas para a coordenação de avaliação da CAPEs, representada na reunião por Carlos Fico da Silva Junior (UFRJ), e para o CNPq, representado por Joana Maria Pedro (UFSC), e, depois de analisadas, podem vir a se tornar políticas educacionais.

“É importante que haja um diálogo e uma troca de experiências entre os programas”, explica a professora Andrea Doré, coordenadora da Pós-Graduação em História na UFPR. “Precisamos saber o que difere e, principalmente, o que há em comum entre eles, para que possamos levar essas demandas para as agências de fomento”.

Também esteve presente o professor Luis Reznik, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição que coordena o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) a nível nacional. Na ocasião foi apresentado o edital de adesão ao ProfHistória. A UFPR começa, agora, a estudar a possível implementação do curso.

O Fórum, do qual fazem parte os 72 programas de pós-graduação em História do Brasil, emitiu, ainda, uma moção de apoio aos professores da rede pública de ensino do Paraná, bem como de repúdio aos atos de violência policial cometidos no último dia 29 de abril contra eles.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]