Imagem Padrão

Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável abre inscrições no Setor Litoral

07 abril, 2015
18:28
Por Henrique Rosso
Ciência e Tecnologia

O Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável, ofertado pela UFPR no Setor Litoral, está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2015. O prazo se encerra dia 27 de abril. Confira aqui o edital.

Dia de campo sobre banana orgânica em Potinga, Guaraqueçaba - FOTO: Ruth Pires

Dia de campo sobre banana orgânica em Potinga, Guaraqueçaba – FOTO: Ruth Pires

O Programa de Pós-Graduação tem como objetivo conciliar temas de extrema importância no século XXI: preservação da natureza, diversidade cultural, políticas públicas e desenvolvimento territorial. Numa perspectiva interdisciplinar, assume a indissociabilidade entre natureza, cultura e sociedade e o desafio de pensar o ecodesenvolvimento, por meio das potencialidades locais e/ou regionais.

O primeiro programa de Mestrado do Setor Litoral da UFPR iniciou suas atividades em 2014, em consonância com o Projeto Político Pedagógico setorial que busca viabilizar uma educação crítica e transformadora, atuando no desenvolvimento da região do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. A complexidade do local e a dinamicidade socioambiental são objetos das três linhas de pesquisa: Socioeconomia e Saberes Locais, Redes Sociais e Políticas Públicas, e Ecologia e Biodiversidade.

Os interessados poderão realizar sua inscrição – pessoalmente ou por procuração – na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável e na recepção do Setor Litoral (Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá – Matinhos). O horário de atendimento é, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Quem preferir participar pelos Correios deve postar a documentação exigida, via Sedex, até o dia 16 de abril.

Mais informações: www.ppgdts.ufpr.br

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]