Um projeto piloto dentro do departamento de Psicologia da UFPR passará a oferecer serviço de suporte a quem convive ou já conviveu com dependentes de álcool, substâncias psicoativas ou remédios legalmente prescritos. A ação é voltada a alunos da Universidade e busca avaliar o impacto da vivência no cotidiano acadêmico.
Estimativas apontam a existência de pelo menos 28 milhões de brasileiros convivendo com um usuário de drogas ou álcool na família.“O primeiro passo está sendo a sensibilização dos possíveis apoiadores da causa, para que ajudem a disseminar a informação e entendam a importância de termos atenção especial a esse público”, defende Marcelo Brunstein, estudante de Psicologia e idealizador do projeto na UFPR.
Segundo Brunstein, que também é diretor-executivo da Associação Nacional para Filhos de Alcoolistas e Dependentes Químicos (Nacoa), atualmente não existem ações voltadas à atenção preventiva e direta para esse público no Brasil. “Existem poucas iniciativas esparsas, mas, na maioria das vezes, o que acontece é o filho do dependente não ter nenhuma atenção direta até que manifeste algum distúrbio mental. Nesses casos, ele é encaminhado à rede de atenção básica”, explica.
O projeto é supervisionado pela professora do Departamento, Norma Ferrarini, que vê a ideia como algo diferenciado. “Sabemos que esse público existe em qualquer espaço social, mas sem muito amparo. Aqui na Universidade não é diferente. Por isso, nosso foco agora está em envolver as pessoas para formação de um grupo e mostrar que não os únicos a viver nessa realidade”, avalia a professora. De acordo com ela, o objetivo é prestar uma orientação educativa, não terapêutica, de forma a instruir sobre o assunto, quais os danos possíveis, como lidar com as pessoas e com os principais dilemas.
Inscrição
Para participar, o interessado deve preencher formulário disponível no endereço goo.gl/forms/LXY7tTF5gb. Os atendimentos serão realizados no Centro de Pesquisa e Assessoria em Psicologia e Educação (Ceappe), órgão suplementar do Setor de Ciências Humanas da UFPR, situado na praça Santos Andrade, nº 50. Todos os dados obtidos serão tratados de forma anônima e sigilosa.
Mais informações pelo e-mail acaufpr@gmail.com ou pelo celular/whatsapp 9812-3965 (Marcelo Brunstein).
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]