Imagem Padrão

Pesquisadores sugerem análise sobre a nova legislação do IBAMA

12 maio, 2005
00:00
Por

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e representantes das Sociedades Científicas Nacionais de Entomologia e Zoologia estão estudando alternativas ao impacto causado pelas Instruções Normativas do IBAMA, divulgadas para consulta pública. A medida interfere sobremaneira no trabalho didático e de pesquisa, uma vez que burocratiza o processo da coleta de qualquer organismo utilizado para estudo. As sugestões dos professores, também atestadas pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, foram encaminhadas à Procuradoria Jurídica da Instituição.

Entre as alternativas propostas está a concessão de licença permanente que contemple todos os docentes e pesquisadores contratados pelo Sistema Público de Universidades e Institutos de Pesquisa Brasileiros. Para tanto, partem do princípio de que as investigações que envolvem as coletas de fauna e flora fazem parte de sua atividade profissional. Sugerem também que apenas a coleta de organismos considerados ameaçados de extinção tenha necessidade de licença especial.

Por outro lado, os cientistas solicitam a atenção da comunidade científica do País para que enviem suas sugestões ao IBAMA até o dia 25 de maio. Apontam ainda a necessidade de formar uma Comissão integrada por técnicos do IBAMA e representantes das Entidades Científicas e de Ensino afetadas, para a confecção final das instruções a partir das idéias coletadas durante esse período de consulta. Essas e outras preocupações dos órgãos ligados à Ciência no Brasil serão levadas à presidência do IBAMA em reunião agendada para o dia 24 de maio.

Fonte: Sônia Loyola

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]