Imagem Padrão

UFPR promove curso sobre surdocegueira

07 janeiro, 2015
10:26
Por
Extensão e Cultura

Nos dias 8 e 9 de janeiro, será oferecido na UFPR o Curso Introdutório de Surdocegueira, que pretende desenvolver técnicas que integram o Pro-Tactile (PT) Program, para capacitar familiares e profissionais da área, quanto aos processos comunicativos mais adequados ao perfil de cada pessoa surdocega.

O curso será ministrado por Steven Collins, proeminente pesquisador na área da surdocegueira, da Gallaudet University – maior universidade para surdos no mundo. Steven Collins tem se dedicado a desenvolver programas de capacitação para a comunicação e interação com surdocegos, estimulando a sua autonomia e independência social em vários países.

O evento é promovido em conjunto pela Pró-Reitoria de Graduação da UFPR (Prograd), por meio do Napne (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais), Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo) e pela coordenação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Setor de Ciências Humanas da UFPR.

Segundo os organizadores, este curso dará acesso ao conhecimento de formas de comunicação adequadas, e assim oferecerá um primeiro passo para a superação de estigmas e práticas discriminatórias envolvendo pessoas surdocegas. Na literatura especializada, a surdocegueira é descrita como uma deficiência única, causada pela perda da visão e da audição, total ou parcial, afetando a comunicação, a mobilidade, a interação e o acesso às informações, a depender da extensão e comprometimento das perdas.

A coordenadora do Napne, Laura Ceretta Moreira, aponta que as políticas inclusivas na área das necessidades educacionais especiais vêm sendo implantadas de forma mais efetiva na UFPR desde 2006, com a inauguração do NAPNE, que desde então realiza inúmeros eventos sobre o tema. No entanto, a UFPR ainda não havia realizado nenhum evento que tratasse especificamente da inclusão da surdocegueira. A coordenadora nacional da Área da Surdocegueira da Feneis, Rosani Suzin, ressalta que o desconhecimento sobre a surdocegueira é a principal barreira à sua inclusão social.

As vagas para o curso já estão esgotadas.

Evento: Programa Pro-Tactile (PT) para Comunicação e Inclusão Social de Surdocegos

Local: Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, 50

Horário: 13:30 às 20:00

Informações: Napne (3310-2659/ 2698)

Por Helen Mendes

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]