Imagem Padrão

Pesquisas da UFPR com pinheiro são destaque nacional

14 novembro, 2014
09:41
Por
Ciência e Tecnologia

Mudas de pinheiro,no Setor de Ciências Agrárias da UFPR. Foto: Flávio Zanette

As mais recentes pesquisas da UFPR envolvendo a Araucária angustifolia, o pinheiro do Paraná, poderão ser conhecidas  neste sábado (15), no programa Como Será? da Rede Globo de Televisão, que vai ao ar a partir das 6 horas. Equipes de São Paulo estiveram em Curitiba e Região durante dois dias e filmaram os laboratórios e viveiros do departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, no Setor de Ciências Agrárias.

Os estudos que começaram há quase 30 anos,com a finalidade de preservar a araucária, são coordenados pelo pesquisador Flávio Zanette. Agora estão focados nas técnicas de enxertia, para melhorar a qualidade dos pinhões.Além disso há um programa para ensinar os viveiristas a realizar o enxerto.

A  reportagem também vai mostrar uma propriedade rural em Almirante Tamandaré, que tem  pinheiros plantados há oito anos através dos programas da UFPR. Os estudos são acompanhados por quatro doutorandos que desenvolvem pesquisas para suas teses. Dezenas de  artigos já foram publicados sobre as pesquisas com a Araucária. Em anos anteriores foram distribuídas milhares de mudas e perto de  30 mil delas agora crescem em diversos locais, muitos deles em outros Estados, como Santa Catarina.

 

Por: Maria de Lurdes Welter Pereira

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]