Sete pinguins que foram resgatados nas praias do litoral do Paraná foram soltos no último sábado (01). Os animais, encontrados com dificuldades, foram assistidos pelo Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná em parceria com o Proamar durante os últimos três meses.
O projeto PROAMAR auxilia animais que chegam à costa paranaense em situação de risco. Aves, mamíferos e répteis marinhos chegam com os mais diversos tipos de lesão a serem tratados. O trabalho é feito por voluntários que se interessam pela causa. Além desses, existem parcerias com alunos da UFPR. O curso de Oceanografia mantém programas de extensão e iniciação científica junto ao PROAMAR, além da disponibilidade dos alunos de Medicina Veterinária, de Curitiba, que fazem cirurgias e procedimentos em alguns deles, dependendo dos danos.
Débora Cristina Pelim Lima é veterinária e explica que os próprios moradores podem auxiliar de alguma maneira. Além da possibilidade de se voluntariar, existe a de informar quando localizar algum animal em dificuldades na praia. “Os pinguins passam 90% do seu tempo na água, então é preciso que as pessoas entendam que eles não estão descansando ali na praia. Esses animais não têm o hábito de ficar deitados dessa forma”, explica Débora. A veterinária disse também que os pinguins chegam magros, desidratados e anêmicos e que por isso acabam ficando imóveis na areia.
Os pinguins foram devolvidos ao mar depois de uma total recuperação. A equipe de voluntários teve de certificar que os animais conseguiriam se reintegrar ao meio ambiente e por isso realizaram a soltura na Ilha dos Currais a cerca de 20 quilômetros da costa, onde há alimento suficiente e eles ficam longe de certos perigos, como o da pesca. Depois disso, eles devem retornar normalmente ao seu habitat natural, na Patagônia.
Serviço
Proamar
Informações: (41) 3511-8600
Local: Av. Beira-mar, s/n – Pontal do Paraná – PR – Brasil
Polícia Ambiental
Informações: (41) 3299-1350
Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]