Imagem Padrão

Laboratório da UFPR busca doadores de Medula Óssea na Lapa

03 maio, 2005
00:00
Por

Professores do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade que pertence ao Departamento de Genética da UFPR estarão no próximo sábado na cidade da Lapa para conscientizar os moradores sobre a importância de doação de medula óssea. O grupo de 50 pessoas, que chegará na cidade, de litorina, irá cadastrar os interessados em fazer parte do Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea.

O cadastro Nacional conta hoje com 80 mil inscritos, sendo que 15 mil foram cadastrados no Paraná, através das ações desenvolvidas pelos pesquisadores da UFPR. ‘Já foram realizadas diversas campanhas na Região de Curitiba e agora o grupo começa a viajar para locais mais distantes’, explica a professora Maria da Graça Bicalho.

Além do HC, referência em transplantes de medula óssea, vários centros do País fazem a cirurgia e necessitam de um número muito grande de doadores quando não existe compatibilidade de medula entre os parentes. Num pensamento muito positivo, de acordo com a professora, a probabilidade de encontrar um doador entre não aparentados é de 1 em 10 mil e numa visão mais real esse número sobe de um para um milhão de pessoas cadastradas.

Fonte: ACS

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]