Imagem Padrão

Curso de Luteria recebe doação de órgão eletromecânico

16 janeiro, 2014
16:53
Por
Extensão e Cultura
Órgão Hammond RT-3 doado à UFPR foi construído na década de 1960 - Foto: Divulgação

Órgão Hammond RT-3 doado à UFPR foi construído na década de 1960 - Foto: Divulgação

Os alunos do curso de Tecnologia em Luteria, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, trabalharão este ano com um material atípico. Trata-se de um órgão eletromecânico doado recentemente pelos Irmãos Redendoristas. O instrumento, um Hammond RT-3, pertencia à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde estava sem uso há cerca de dez anos.

O modelo chama a atenção por representar uma tecnologia de transição entre os órgãos que produzem som através de tubos e os órgãos digitais, que, ao ter uma tecla pressionada, reproduzem sons gravados em um banco de dados. “A tecnologia foi desenvolvida diante da necessidade de reduzir o tamanho dos órgãos, para caber em espaços limitados”, diz o professor do curso Aloísio Schmid. O instrumento doado à UFPR foi construído na década de 1960.

O órgão Hammond é eletrônico como os digitais, mas seu som é produzido de forma analógica, por um motor bastante preciso e um sistema de engrenagens que faz com que discos magnéticos (um para cada tecla do instrumento) girem a diferentes velocidades angulares. Próximos a captadores magnéticos, os discos geram um sinal elétrico que é transformado posteriormente em som. “Discos que giram em diferentes velocidades angulares produzem diferentes frequências, o que resulta nas diferentes notas musicais”, explica Thiago Corrêa de Freitas, vice-coordenador do curso de Tecnologia em Luteria.

Fabricado entre 1955 e 1973 nos Estados Unidos, o Hammond RT-3 foi muito usado em igrejas, mas acabou adotado também por bandas de jazz, blues e rock – The Doors e Deep Purple foram algumas das que utilizaram o instrumento em suas músicas. O exemplar da UFPR passará por uma restauração, com a participação de estudantes do curso, ao longo do ano de 2014. Ao fim do processo, será mantido no Museu dos Instrumentos Musicais da UFPR.

Célio Yano

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]