Três professores do Departamento de Educação Física da UFPR participam da segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para contribuir com o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento. A convite do COB, Wagner de Campos, Tácito Pessoa de Souza Jr. e Valdomiro de Oliveira integram o grupo de pesquisadores que contribui com a ABT com conhecimentos técnico-científicos do esporte.
A segunda turma é formada por 110 treinadores de judô, lutas associadas e taekwondo e terá orientações teóricas e práticas até novembro de 2015. Durante esse período, os professores da UFPR farão visitas periódicas ao Rio de Janeiro, onde ocorrem as aulas, para participar da ABT.
A palestra de abertura do curso foi ministrada, na terça-feira (14), pelos treinadores olímpicos de judô Luiz Shinohara, da seleção masculina, e Geraldo Bernardes, ex-técnico da seleção e atual coordenador do Instituto Reação.
“É uma experiência muito boa, que certamente vai contribuir para um melhor desempenho do Brasil nos próximos Jogos Olímpicos”, diz Wagner de Campos, professor da UFPR que atua na área de Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes.
A UFPR já participou da primeira turma, que começou as aulas em outubro de 2012 e termina em setembro de 2014. Nesse curso, as modalidades contempladas são ginástica artística, atletismo e natação. O COB pretende oferecer cursos da ABT, com turmas de dois anos de duração em média, até 2020.
Célio Yano
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]