Por São Jorge! Por São Tiago! Batalhas e narrativas ibéricas medievais, é o título do livro editado pela Editora UFPR, que será lançado dia 14 (quinta-feira) às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação, com sessão de autógrafos de Marcella Lopes Guimarães, organizadora da obra.
De acordo com a autora, este volume, consagrado às grandes batalhas medievais ibéricas e particularmente portuguesas, pode seduzir um grande público. Ele não abre mão do rigor científico do historiador: os autores não esqueceram a reconstituição objetiva dos fatos reais. Mas a perspectiva [adotada] é sobretudo subjetiva, em busca do imaginário individual e coletivo, indo do acontecimento em si até nossos dias. Encontra-se aqui o velho inimigo íntimo, o mouro, que ainda assombra a identidade ibérica nas páginas dos manuais escolares.
Outra obra que acaba de ser publicada pela Editora UFPR é “Paisagens Culturais”, na área de Arquitetura e Meio Ambiente, de Giuliana Andreotti. Com 224 páginas, as reflexões propostas na obra trazem a contribuição de Herbert Lehmann, sobretudo no estudo sobre a psicologia da paisagem, enriquecido com aspectos advindos da ética, estética, valores espirituais e culturais, importantes atributos para a análise do espaço.
A obra representa muito mais que uma contribuição à teoria da paisagem cultural, pois pode ser considerada uma testemunha poética, artística do espírito humano e suas manifestações em análises espaciais, sobretudo, por destacar o lugar e todo o encantamento que pode advir dos sentimentos e das emoções. É sem dúvida uma importante contribuição à pesquisa geográfica no Brasil, principalmente para a vertente cultural onde a bibliografia é relativamente escassa.
O Livro pode ser adquirido nas livrarias da Editora UFPR, Centro Politécnico e Reitoria, ou pelo site da Editora UFPR (www.editora.ufpr.br) com frete grátis!
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]