Participantes conheceram as ações desenvolvidas pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) - Foto: Divulgação / ITTI
A gestão, para reduzir os impactos ambiental e social, realizada pela UFPR ao longo de 2012 e 2013 na Estrada Boiadeira (BR 487/PR), foi apresentada pelo professor Eduardo Ratton ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PR) José da Silva Tiago, e aos engenheiros e técnicos do órgão.
Durante o encontro, realizado no último dia 24, os participantes conheceram as ações desenvolvidas pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e contribuíram na consolidação da BR 487/PR (trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste) como importante corredor de transportes no Paraná. Segundo o professor Ratton, que coordena os projetos do ITTI, a parceria entre UFPR e DNIT prossegue com a recém-iniciada pavimentação do Lote 2, entre Tuneiras do Oeste e Nova Brasília (Araruna).
Eduardo Ratton explica que o Instituto atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes (rodovias, ferrovias e portos). Possui uma equipe técnica multidisciplinar (professores, pesquisadores, estudantes e profissionais).
Celsina Favorito, com informacoes do ITTI.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]