Empreender é realizar e as universidades passam a ter mais incentivos para desenvolver a educação empreendedora. Nesta segunda-feira (04), a Universidade Federal do Paraná, o Sebrae e mais 16 instituições paranaenses de ensino superior assinaram o protocolo de intenções do Programa Nacional Educação Empreendedora. Os trabalhos começam em 2014, com a duração de dois anos devem beneficiar mais de 27 mil alunos em pelo menos 12 municípios paranaenses.
O investimento total em projetos das 17 universidades selecionadas será de R$2,4 milhões, até o final de 2015. O Sebrae Nacional vai subsidiar 68% do valor total de cada projeto apresentado pelas instituições de ensino superior e os 32% restantes serão financiados pela própria instituição. Na UFPR, o projeto selecionado foi “Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais”, coordenado pelas professoras Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia, e Elenice Mara Matos Novak, do Departamento de Informática.
Reitor da UFPR (centro) e equipe do projeto "Empreendedorismo com Foco nos Negócios Sociais", da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, é “um excelente movimento trazer a educação empreendedora para dentro das universidades, pois a educação é a maior ferramenta de transformação social”. Sobre a parceria entre as universidades e o Sebrae, Zaki Akel conta que “trabalhar em rede, com todos que acreditam nessa mesma causa (do empreendedorismo), pode mudar comportamentos em todas as áreas e despertar vocações. E as universidades darão as ferramentas para que o jovem dê esse salto em busca de seus sonhos”.
O diretor executivo do Sebrae/PR Vitor Roberto Tioqueta destacou que o Paraná foi o segundo estado do País com o maior número de faculdades e universidades contempladas pelo Edital Educação Empreendedora para Instituições de Ensino Superior, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que teve 21 instituições escolhidas. “É um dia importante e especial, pois nunca se reuniu tantas universidades para atender tantos alunos em torno do empreendedorismo”, disse Tioqueta.
“Não é possível fazer grandes mudanças sem a expertise das universidades. A educação é o primeiro passo para investir no jovem para ser empreendedor”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR João Paulo Koslovski. Ele espera que o envolvimento das universidades cresça, dando ainda “mais condições à juventude para o desenvolvimento do estado”.
Assinatura reuniu dirigentes das 17 instituições de ensino superior contempladas no Paraná - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Envolvimento
O programa prevê o incentivo a ações que incluem a publicação de pesquisas e teses relacionadas ao tema novos negócios; a inclusão da disciplina de empreendedorismo na grade curricular ou em cursos de extensão; a realização do Desafio Universitário Empreendedor; além de cursos, palestras e outras linhas que tratem da educação empreendedora.
As atividades do projeto da UFPR pretendem abranger todos os setores da instituição. A professora Ana Lúcia explica, que as ações organizadas por uma equipe multidisciplinar, vão estimular a criação do empreendedorismo e a capacitação dos docentes através de workshops, cursos de extensão, oferta de disciplinas e produção de vídeos. “É uma temática que agrada os estudantes. Vamos promover a sensibilização sobre o tema para despertar e motivar o empreendedorismo nos alunos”, diz a coordenadora do projeto.
Veja aqui a cobertura fotográfica.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]