Entre os dias 16 e 18 de julho uma equipe do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da UFPR esteve no Mato Grosso do Sul para realizar a quinta campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água. As biólogas Sandra Martins Ramos e Marcela Sobanski coletaram amostras de água de rios e vazantes ao longo da rodovia BR-262 no trecho de 284,2 km que liga as cidades de Anastácio a Corumbá.
O programa tem por objetivo detectar alterações na qualidade da água que possam estar relacionadas às obras na rodovia e as coletas de água são realizadas em dez pontos entre rios e vazantes. Entre esses locais estão os rios Paraguai e Miranda, conhecidos pela abundância de peixes, o que atrai diversos pescadores de todo o Brasil.
Além da coleta de água, realizada pela equipe interna da UFPR/ITTI, todas as análises dos parâmetros bacteriológicos e físico-químicos também serão realizadas pela Universidade Federal do Paraná, no Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas, vinculado ao Departamento de Geologia do Setor de Ciências da Terra. O laboratório executa as análises com equipamentos modernos e pessoal altamente treinado, de acordo com padrões exigidos internacionalmente, dando suporte analítico não apenas às pesquisas acadêmicas desenvolvidas na UFPR, mas também às demandas do setor industrial e da comunidade.
texto da Assessoria de Imprensa do ITTI
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]