Imagem Padrão

Falece Mário Garau, fundador do Coral da UFPR

24 junho, 2013
11:43
Por Simone Meirelles
UFPR
Primeira apresentação do Coral da UFPR, em 1958

Primeira apresentação do Coral da UFPR, em 1958

 

Um dos nomes que fazem parte da história da Universidade Federal do Paraná, o maestro Mario Garau faleceu ontem, dia 23 de junho. Foi fundador e regente do Coral da UFPR até 1987, além de ser responsável pela criação de outras três dezenas de corais no estado. A primeira apresentação do Coral da UFPR,  sob regência de Garau, marcou a solenidade de inauguração do Teatro da Reitoria, no dia 17 de outubro de 1958.

Desde sua criação, mais de seis mil pessoas já passaram pelo Coral da UFPR.  Nesses anos de história, destacam-se alguns momentos especiais, como a participação na missa solene celebrada pelo Papa João Paulo II, na visita a Curitiba, em 1980. A partir de 1987, o Coral foi assumido pelo maestro Álvaro Nadolny, que permanece à frente do grupo até hoje. Atualmente, o Coral da UFPR é composto por cerca de 60 integrantes e dedica-se à pesquisa de alternativas para o canto coral e à expressão no canto erudito.

Mario Garau e Alvaro Nadolny nas comemorações dos 50 anos do coral da UFPR

Mario Garau e Álvaro Nadolny nas comemorações dos 50 anos do coral da UFPR

O corpo do maestro Mario Garau está sendo velado na Capela 1 do Cemitério Municipal e  o enterro será  nesta segunda-feira (24/06), às 16 horas, no mesmo campo santo.

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]