Imagem Padrão

Livro sobre a vida do autor espanhol Francisco Ayala no exílio será lançado em Curitiba

21 maio, 2013
11:43
Por prograd
Francisco Ayala

Francisco Ayala, tema do livro da professora Isabel Jasinski

A professora Isabel Jasinski do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR lança o livro “A condição de estrangeiro ─ Literatura e exílio de Francisco Ayala”, nesta quinta-feira (23), na Livraria Cultura, às 19 horas. A obra é resultado de uma pesquisa de doutorado sobre o exílio de Francisco Ayala nas Américas, autor espanhol republicano que saiu da Espanha assim que Franco ganhou a Guerra Civil espanhola em 1939. O estudo foi centrado nas obras literárias e nos artigos de Sociologia que ele publicou no exílio, buscando entender como essa experiência mudou sua visão de mundo: de uma perspectiva metafísica e historicista do campo dos estudos sociológicos, o autor retoma a prática da ficção em suas obras, em que personagens e contextos fora da Europa são cada vez mais frequentes.

Exilado por trinta anos, Ayala vivenciou sua condição de “apátrida”, assinalando o exílio como uma categoria fundadora da Modernidade, por meio de um deslocamento que sofre o conflito entre o que foi, o que é, e o que será. O entorno do seu desterro e a emergência da cultura de massas norte-americana o forçam a abandonar a racionalidade historicista e voltar-se para a criação instantânea da ficção no conto.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]